Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Economia

Plantio de soja ganha ritmo e atinge 53% da área esperada até dia 9

AE

12 de Novembro de 2012 - 16:12

A AgRural informou em levantamento que o plantio da safra brasileira de soja ganhou ritmo na semana encerrada em 9 de novembro com a chegada de chuvas a regiões produtoras que apresentavam um déficit de umidade.

Segundo a consultoria, 53% da área que deve ser destinada à commodity na temporada 2012/13 havia sido cultivada até a sexta-feira passada, uma evolução de 13 pontos porcentuais em relação à semana anterior. Contudo, os trabalhos no campo continuam atrasados frente a igual intervalo do ano anterior, quando a semeadura atingia 65%.

O maior avanço foi registrado em Goiás, onde o plantio pulou de 36% para 57% em uma semana, mostrou o relatório. Comparado aos 76% observados no mesmo período de 2011/12, porém, o atraso ainda é grande.

Em Mato Grosso, maior Estado produtor de soja do Brasil, 79% da área esperada havia sido semeada até nove de novembro, ante 60% uma semana atrás e 87% há um ano, de acordo com a AgRural. Em Mato Grosso do Sul, a implantação das lavouras já está reta final, em 94%.

Os agricultores paranaenses já cultivaram 72% da área, praticamente em linha com o ano anterior. Já em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o ritmo das atividades segue lento por causa do excesso de umidade.

'A boa notícia para os produtores é que o padrão de menos chuva no Sul e mais umidade no resto do País deve se manter nos próximos dias', revela a consultoria.

Agência Estado