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Economia

Procon divulga segunda pesquisa da ceia e alerta para diferença nos preços

A pesquisa apontou que houve decréscimo de apenas 1% nos preços com relação à primeira pesquisa deste ano, divulgada no início de dezembro.

Campo Grande News

21 de Dezembro de 2012 - 13:26

Ainda em tempo de conferir os melhores preços para a ceia de Natal, o Procon divulgou a segunda pesquisa de preços para o período. Foram coletados os preços de 244 itens, típicos da ceia, em 8 supermercados varejistas e atacadistas de Campo Grande. O levantamento foi realizado entre 18 e 19 de dezembro.

A pesquisa apontou que houve decréscimo de apenas 1% nos preços com relação à primeira pesquisa deste ano, divulgada no início de dezembro.

“Este índice é devido à falta de procura. Este ano os consumidores estão deixando para realizar as compras para ceia na véspera do Natal, e como a procura ainda está pequena, a oferta também é pouca”, explica o superintendente do Procon, Alexandre Rezende. No ano passado, a redução de preços neste período atingiu 3%.

Na variação de preços de produtos, a castanha apresentou maior diferença, com 154%, sendo encontrada no menor preço por R$ 9,80 e no maior por R$ 27,89. Na sequência das maiores variações aparece o espumante sem álcool com 112%, sendo encontrado de R$ 4,60 a R$ 9,75.

“Isso é provocado pelo aumento no preço do dólar, considerando que vários produtos natalinos são importados ou usam ingredientes importados” argumenta Alexandre.

O consumidor pode encontrar o tradicional panetone com diferença de 74,2%, com valores entre R$ 7,25 e R$ 25,59. Ainda no ranking dos mais caros, o Chester aparece com a quinta maior variação - 69,2%, sendo encontrado por R$ 11,98 até R$ 12,28.

Todos os estabelecimentos pesquisados apresentaram itens entre menores e maiores preços da pesquisa. Desta forma a dica é para o consumidor não comprar em um só lugar.

O Procon ressalta ainda a importância do consumidor sempre estar atento para a diferença de preços que pode ocorrer entre a gôndola e o caixa. “confiram as notas fiscais ou os preços nas telas do caixa com relação ao que estava exposto na gôndola ou no próprio produto”, diz.

No caso de diferença ou irregularidade, o consumidor deve ligar para o disk denúncia 151.