ECONOMIA
Salário das mulheres aumentou mais do que o dos homens no 1º semestre, aponta MTE
De acordo com o levantamento, no conjunto, os salários médios de admissão com carteira assinada apresentaram um aumento real
Assessoria
23 de Julho de 2012 - 16:04
O salário médio inicial das mulheres cresceu mais do que o dos homens no primeiro semestre, segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, nesta segunda-feira.
Para elas, a alta foi de 6,15%, enquanto para eles ficou em 5,94%. No entanto, apesar da alta maior, a remuneração média inicial das mulheres ainda representa oitenta e seis vírgula quarenta e dois por cento do que ganha os homens.
De acordo com o levantamento, no conjunto, os salários médios de admissão com carteira assinada apresentaram um aumento real, ou seja, acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, de 5,9% no primeiro semestre, passando de R$ 946,69 para R$ 1,2 mil, nos seis primeiros meses de 2012.
Na análise por estados, os maiores aumentos no salário foram registrados no Acre, com alta de 13,48%; em Sergipe, com 9,92%, Pará, com elevação de 8,32% e Mato Grosso, com 8,19%. Por grau de instrução, todos os níveis de escolaridade tiveram ganhos reais na média salarial.




