Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Economia

Sêmen sexado é opção rentável para produtores de leite

Conjuntura On-line

16 de Outubro de 2012 - 15:33

A Alta Genetics - uma das maiores empresas de melhoramento genético do mundo – destacará o uso do sêmen sexado durante a 6ª Feileite (Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite), que acontece entre os dias 19 e 23 de novembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).

Imagine uma fazenda de produção de leite onde pelo menos 85% dos bezerros que nascem são fêmeas. Este é o grande benefício conquistado ao optar pelo uso do sêmen sexado na inseminação artificial dentro de um sistema leiteiro de produção. “Numa fazenda leiteira a gestão financeira do sistema deve ser priorizada em função das margens apertadas e da volatilidade do preço do leite. Ter eficiência produtiva é o caminho para driblar a escalada dos insumos e diminuir os riscos de prejuízos.

Os machos possuem custos até a desmama semelhantes aos das fêmeas, mas os valores de venda não cobrem os gastos. Para fugir do saldo negativo a maioria dos criadores opta pela venda dos machinhos logo após o nascimento. Esta decisão implica em um aproveitamento de apenas 50% do que nasce na propriedade como fonte de receita”, explica Tiago Carrara, gerente de mercado da Alta Genetics.