ECONOMIA
Sete países voltam a comprar carne de frango do Brasil após gripe aviária
Foi a 1º vez que a gripe aviária foi confirmada em uma produção.
Folha de Campo Grande
05 de Julho de 2025 - 09:36

O Brasil conseguiu retomar parte importante das exportações de carne de frango após o fim do surto de gripe aviária registrado em maio deste ano, em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Segundo informou nesta sexta-feira (5) o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), sete países removeram as restrições impostas ao produto brasileiro.
Argentina, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Mauritânia e Uruguai comunicaram oficialmente a liberação das compras, reforçando a confiança no controle sanitário do país. Ao todo, 24 países já suspenderam as barreiras comerciais, enquanto 10 continuam com embargo total, entre eles China, União Europeia, Canadá, Chile e Peru.
O surto brasileiro de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) foi detectado no dia 11 de maio, quando a morte de milhares de aves levantou alerta sanitário. A confirmação veio no dia 15, após a interdição da granja, que abrigava 17 mil aves — das quais mais de 15 mil morreram ou foram sacrificadas para evitar a propagação do vírus.
A OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) reconheceu oficialmente o fim do caso, o que abriu caminho para a reabertura de mercados internacionais. Com base em protocolos sanitários, países como Catar e Jordânia restringem importações apenas do município de Montenegro, enquanto o Japão ampliou o bloqueio para outras regiões com notificações. No entanto, grandes compradores como a China seguem aguardando mais informações para reavaliar o embargo.
O Ministério da Agricultura acredita que, com o reconhecimento internacional da eliminação do foco, outras nações também devem flexibilizar suas restrições nas próximas semanas ou meses.
Esta foi a primeira vez que a gripe aviária foi confirmada em uma produção comercial no Brasil. Anteriormente, casos isolados foram registrados apenas em aves silvestres ou criações domésticas. A gripe aviária é uma doença altamente contagiosa entre aves, com risco reduzido de transmissão a seres humanos, mas que afeta diretamente o comércio global de proteína animal.