Economia
Venda de automóveis cresce 3,5% em Dourados
Dourados Agora
26 de Outubro de 2012 - 10:00
A redução do Imposto sobre Produtos Importados (IPI) que deveria encerrar dia 31 de outubro, foi prorrogada até o final do ano, nesta quarta-feira, pela presidente Dilma Roussef, durante visita ao salão dos automóveis, em São Paulo. O imposto foi reduzido em até sete pontos percentuais, variando conforme o modelo do veículo.
De acordo com o economista Carlos Vitoratti, essa medida econômica teve reflexo positivo no comércio de Dourados desde que foi adotada. Ele explica que a partir de agosto, as vendas de automóveis populares tiveram crescimento de 3,5% e com a prorrogação e a chegada do final do ano, este número deve aumentar.
Fiz um levantamento com proprietários e gerentes de concessionárias de diversas marcas da cidade. Todos dizem que o cenário está animador, inclusive, uma revendedora está conseguindo manter a média de 50 vendas mensais, o que para nossa região é um número significativo, explicou o economista.
Vitoratti é claro e diz que os carros populares tem sido preferência do consumidor neste período de imposto baixo. Muitos estão aproveitando a oportunidade para comprar o primeiro carro, ou tirar um veículo zero quilômetro. Para se ter uma ideia, a Ford tirou de linha no Brasil o Fiesta Sedan, para colocar o Ka com quatro portas.
Ele ressalta que nem mesmo as crises financeiras internacionais foram capazes de tirar o otimismo das concessionárias locais. Além da redução do IPI, três fatores estão contribuindo para este panorama: a chegada do décimo terceiro, a liberação dos financiamentos rurais e alta produção das indústrias, explicou.