Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Economia

Vendas em Balcão atendeu mais de 200 mil criadores em 2013

O programa é executado pela Conab, sob diretrizes da Casa Civil e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Conab

29 de Janeiro de 2014 - 07:25

No ano de 2013, por meio do Programa de Vendas em Balcão, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promoveu a venda direta de 719,5 mil toneladas de milho em grãos. Esta ação supriu a demanda de 207,6 mil criadores de pequeno porte e também de micro e pequenas agroindústrias em 22 estados e no Distrito Federal.

A maior parte do produto – 631 mil toneladas – foi comercializada a preços subsidiados nos municípios amparados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), conforme autorizado pela portaria 601, de 29 de junho de 2012. A chamada Operação Especial do Programa de Vendas em Balcão, ainda em andamento, visa atender os criadores afetados pela maior estiagem das últimas décadas.

O Vendas em Balcão tem o objetivo de facilitar o acesso de criadores e agroindústrias de pequeno porte a produtos como milho, arroz em casca, trigo e castanha, entre outros. Isso acontece com a venda direta dos estoques públicos a esse público. O programa é executado pela Conab, sob diretrizes da Casa Civil e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).