Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Economia

Vendas em MS crescem menos que a média nacional

Em uma avaliação do índice nacional, o IBGE constatou, na comparação com janeiro de 2010, que todas as atividades cresceram

Conjuntura Online

15 de Março de 2011 - 17:22

Depois de registrar alta superior a 11% nas vendas de dezembro de 2010, o movimento no comércio de Mato Grosso do Sul foi mais ameno em janeiro deste ano, conforme mostra a Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

“Tudo indica que, depois de ir às compras para o Natal, o consumidor reservou o orçamento de janeiro para pagar tributos, como o IPVA e IPTU e aproveitar descontos concedidos pelo poder público”, acredita o presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul, Edison Ferreira de Araújo.

De acordo com os dados do IBGE, no mês de janeiro, as vendas no comércio varejista do Estado reagiram em 5,3% comparadas ao mesmo período de 2010. Em âmbito nacional o aumento foi de 8,3%.

Em uma avaliação do índice nacional, o IBGE constatou, na comparação com janeiro de 2010, que todas as atividades cresceram. Os resultados, por ordem de importância no resultado global, foram: Móveis e eletrodomésticos (19,1%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo(4,2%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (12,7%); Tecidos, vestuário e calçados(9,8%); Combustíveis e lubrificantes (6,3%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,9%); Livros, jornais, revistas e papelaria (12,5%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,4%).