Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Julho de 2024

Educação

Alunos do Ensino Médio tiram 4,3 em redação e menos de 1% tem desempenho adequado em matemática

Os alunos sidrolandenses do 1⁰ ano do Ensino Médio tiraram 4,3 em produção de texto; os do 2⁰ ano, 4,5.

Redação/Região News

05 de Junho de 2024 - 07:15

Alunos do Ensino Médio tiram 4,3 em redação e menos de 1% tem desempenho adequado em matemática
Fotos: Bruno Rezende

Os resultados do SAEMS (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul) referentes ao Ensino Médio revelam um cenário preocupante sobre o nível de aprendizagem dos alunos.

Os alunos sidrolandenses do 1⁰ ano do Ensino Médio tiraram 4,3 em produção de texto; os do 2⁰ ano, 4,5. Apenas 0,5% dos estudantes tiveram desempenho satisfatório em matemática e 0,9% em ciências.

A nota dos alunos sidrolandenses é ligeiramente melhor que a média estadual. Os alunos do 1º ano tiraram 4,2 em produção de texto; os do 2º ano, 4,1. Só 3,1% tiveram desempenho satisfatório. Em matemática, apenas 1,2% conseguiram avaliação adequada e, em ciências, 2%.

Esses resultados sofríveis revelam que a adoção do Ensino Integral (implementado em Sidrolândia na Escola Estadual Catarina do Abreu) ainda não ajudou a melhorar o nível de aprendizagem.

O diretor da escola, Antônio Paiva, acredita que esse desempenho dos alunos nas provas do SAEMS ainda é reflexo da pandemia, quando os alunos ficaram sem aulas presenciais. O uso recreativo do celular em sala de aula é apontado como um entrave à assimilação do conteúdo. A escola vai liberar o uso do celular apenas durante 20 minutos do intervalo da merenda.