Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Educação

Candidato com Covid terá novo prazo para pedir reaplicação do Enem, diz Inep

G1

17 de Janeiro de 2021 - 18:43

Candidato com Covid terá novo prazo para pedir reaplicação do Enem, diz Inep
Foto: G1

Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que tiveram sintomas de Covid-19 e diagnóstico comprovando a infecção terão novo prazo para pedir a reaplicação do exame.

Segundo o Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova, candidatos diagnosticados após 16 de janeiro poderão entrar na Página do Participante entre 25 e 29 de janeiro para enviar o laudo médico.

A informação foi divulgada neste domingo (17), primeiro dia de provas desta edição. O segundo dia está programado para o próximo domingo (24).

O endereço da página do participante é: https://enem.inep.gov.br/participante/

Mais de 5 mil já pediram reaplicação

Mais de 5 mil candidatos inscritos do Enem em todo o país pediram reaplicação da prova por apresentarem sintomas de doenças respiratórias antes do exame, segundo informou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, em Curitiba.

"Foram quase 5 mil alunos que fizeram esse pedido com essa alegação de estarem doentes", afirmou o ministro

Os pedidos foram enviados entre 11 e 16 de janeiro. Neste sábado, às 12h (horário de Brasília), o sistema foi fechado para que os pedidos fossem avaliados e os participantes recebessem a resposta antes da aplicação, informou o Inep.

O primeiro dia de exame acontece neste domingo para mais de 5,5 milhões de candidatos confirmados, em meio à alta no número de casos de coronavírus.

Ribeiro disse não acreditar que o Enem vá piorar a situação da pandemia no país.

"Não acredito. Os portões abriram meia hora mais cedo para evitar aglomeração. Todos os cuidados foram cumpridos. Nós não podíamos adiar mais. Os mais pobres e mais humildes seriam os maiores prejudicados", disse

Novos pedidos de reaplicação

Os concorrentes que pediram reaplicação da prova terão seus pedidos analisados pelo Inep. Segundo o órgão, os candidatos devem acompanhar se a solicitação foi aprovada ou reprovada na Página do Participante.

Para fazer a solicitação, os candidatos terão que apresentar um documento legível que comprove a doença.

O documento precisa conter:

  • nome completo do participante
  • o diagnóstico com a descrição da condição
  • código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10)
  • assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente
  • data do atendimento
  • o documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

Disputas judiciais

A aplicação do Enem tem sido alvo de disputas judiciais, devido à pandemia.

A prova, prevista originalmente para novembro de 2020, foi adiada para janeiro deste ano – mesmo após enquete com participantes indicar o mês de maio de 2021 como a opção mais votada pelos estudantes.

Segundo o governo, a prova em maio atrasaria o cronograma de outros programas de ingresso no ensino superior.

A Defensoria Pública da União e entidades estudantis haviam pedido novo adiamento da prova em todo o país, alegando risco à saúde da população devido ao deslocamento e aglomeração de alunos em salas de prova. O pedido foi negado. A decisão afirmava que em locais onde haveria necessidade de restringir a circulação de pessoas, as autoridades locais poderiam impedir o Enem.