Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 19 de Março de 2024

Educação

Escola Valério fica em 3º lugar na Feira de Ciência e Tecnologia do IFMS

Assessoria de Imprensa

23 de Outubro de 2020 - 14:18

Escola Valério fica em 3º lugar na Feira de Ciência e Tecnologia do IFMS
Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (22/10), a Escola Valério Carlos da Costa, recebeu a grande notícia, que a unidade ficou em 3º lugar do Ensino Fundamental do Estado do Mato Grosso do Sul, da Feira de Ciência e Tecnologia do IFMS, com o trabalho de pesquisa sobre “Kefir- sentir-se bem! Análise sensorial do iogurte de kefir”.

Ano passado a Escola Valério Carlos da Costa participou da edição de 2019 com o Projeto “Barriga Cheia, Prato vazio”, onde abordaram o desperdício de merenda escolar. A unidade não foi premiada, mas foi a única escola do município de Sidrolândia a conseguir ir para feira.

Neste ano a FECINTEC teve algumas modificações por conta do Covid-19, a participação foi toda virtual. Os projetos foram submetidos a avaliação, e após serem aprovados são aceitos na Feira.

A escola submeteu 3 projetos de pesquisa, orientados pela coordenadora e professora Rita de Cassia e a professora Jessica Lefchak. De acordo com as orientadoras os estudantes Felipe Arguelho, Lyessa Gonçales, Nicoly Danieli e Maria Clara Abrantes, leram muito, estudaram, ajudaram na escrita e por fim escreveram um artigo de cada projeto e gravaram um vídeo de acordo com o edital.

A orientadora Rita de Cassia agradeceu aos alunos por essa conquista e todos que apoiaram nesta jornada.

“É muito gratificante saber que a semente da pesquisa já está dando frutos, não podemos desistir da educação mesmo em tempos de aulas remotas, nossa premiação é a prova de que o estudo com muito esforço nos dá muita alegria. Agradeço as famílias dos nossos estudantes que nos apoiaram nesta jornada e com empenho e dedicação saímos vencedores”.

Todos os trabalhos estão disponíveis no YouTube da escola Valério e na página do IFMS/FECINTEC 2020.

Projetos

- Kefir - "Sentir-se bem". Analise sensorial do iogurte de kefir.

- Kombucha: alegria gaseificada. Aceitabilidade do kombucha enriquecido com abacaxi e gengibre.

- O jogo twister adaptado para estudantes surdos na Escola Municipal Valério Carlos da Costa

Sobre a FECINTEC

As Feiras de Ciência e Tecnologia são promovidas anualmente pelos campus do IFMS. O evento faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia, e busca estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Todos os anos, o IFMS publica o edital para a seleção dos trabalhos que serão apresentados. O objetivo das feiras é estimular novas vocações por meio da realização de projetos de pesquisa criativos e inovadores; promover uma feira municipal de ciências, tecnologias e engenharias, envolvendo estudantes de escolas públicas e privadas, do 6º ano do ensino fundamental ao ensino médio e ensino técnico integrado de nível médio.

Além de estimular o interesse pelas ciências e o desenvolvimento de pesquisas, com o intuito de ampliar a produção científico-tecnológica, promovendo a articulação, estruturação e fortalecimento das redes tecnológicas regionais com o objetivo de gerar e difundir conhecimento para as estruturas educacionais e de viabilizar a produção científica como potencial atividade empreendedora.

Assim incentivando as pesquisas, aperfeiçoando os trabalhos produzidos nas instituições de ensino e fomentar o uso da pesquisa como ferramenta motivadora do processo educacional, promovendo o desenvolvimento e a consolidação de atividades de iniciação científica para os estudantes.