Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Educação

MEC libera, mas escolas estaduais de MS não cogitam ‘aprovar todo mundo’ em 2020

Midiamax

05 de Novembro de 2020 - 09:13

MEC libera, mas escolas estaduais de MS não cogitam ‘aprovar todo mundo’ em 2020
Foto: Midiamax

Após a Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Campo Grande organizar comissão para avaliar a ‘aprovação em massa’ de estudantes ou a unificação dos anos letivos, a SED (Secretaria Estadual de Educação) afirmou que não cogita qualquer possibilidade semelhante para as escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.

Por meio da assessoria de imprensa, a SED disse que já desenvolve atividades como o ‘Busca Ativa’ com os alunos e avalia ser o suficiente para não optar pela alternativa oferecida pelo MEC (Ministério da Educação).

“Nós já passamos as orientações sobre as avaliações, com detalhamentos sobre como elas podem ser realizadas. Além disso, ainda em setembro, iniciamos campanhas para que os estudantes mantivessem o contato com as unidades escolares a fim de realizar as entregas das atividades enviadas, tanto de forma virtual como impressa”, explicou à reportagem. O MEC teria deixado a critério dos estados e municípios do país em avaliarem e optarem pelas alternativas.

A Semed havia criado uma comissão para avaliar a situação. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal para apurar a definição, mas até o fechamento deste material, não havia se posicionado.

Aulas presenciais somente em 2021

O Governo do Estado anunciou em outubro que as aulas nas escolas públicas estaduais de Mato Grosso do Sul encerrarão o ano letivo de 2020 à distância. Desta forma, as aulas presenciais nas unidades só será retomada a partir de 2021.

Conforme pronunciamento do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a decisão foi tomada com base em levantamento do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia). Segundo a recomendação do programa, a melhor maneira de  evitar a contaminação pelo vírus ainda é o distanciamento social.

“Mantendo a responsabilidade e ouvindo a ciência, manteremos as aulas a distância”, disse Reinaldo. O decreto ainda será publicado e o governador pontuou que as escolas permanecerão abertas caso os alunos sintam a necessidade de tirar dúvidas. Mais detalhes ainda devem ser definidos e publicados pela SED (Secretaria de Estado de Educação).

Quanto ao seu questionamento, não trabalhamos com essa possibilidade. Para a Rede Estadual de Ensino (REE) nós já passamos as orientações sobre as avaliações, com detalhamentos sobre como elas podem ser realizadas. Além disso, ainda em setembro, iniciamos campanhas para que os estudantes mantivessem o contato com as unidades escolares – Busca Ativa – a fim de realizar as entregas das atividades enviadas, tanto de forma virtual como impressa. Esse ponto foi abordado, inclusive, nas nossas lives semanais (sempre às segundas, 15h) quando detalhamos como seria o encerramento do atual ano letivo para as escolas da REE.