Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Educação

Programa Vale Universidade vai admitir estudantes de cursos à distância

Governo também está mais rigoroso na fiscalização dos estágios.

Correio do Estado

13 de Fevereiro de 2020 - 15:54

Programa Vale Universidade vai admitir estudantes de cursos à distância

O governo de Mato Grosso do Sul fez várias modificações nas regras do programa Vale Universidade. A novidade para este ano letivo, é que a ajuda estatal para estudantes de baixa renda custearem seus estudos foi estendida a quem está matriculado em cursos superiores na modalidade de ensino à distância.

Até o ano passado, o programa em que o estudante de universidade privada tem até 70% da mensalidade custeada pela administração estadual, e o estudante de universidade pública recebe uma bolsa de estudos, era válido somente para universitários matriculados em cursos presenciais.

Outra flexibilização ocorreu na exigência de frequência escolar do aluno. Até o ano passado, os beneficiados tinha de comprovar 80% de frequência escolar, e agora, 80%.

Também houve aumento do rigor em outras normas do programa. O estudante que não comprovar o deslocamento para as atividades de estágio, poderá perder a bolsa. Além de repartições públicas, agora o programa também admite estagiários em organizações governamentais.

A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho foi demandada para informar sobre o período de inscrições para o programa Vale Renda neste ano, mas não atendeu os pedidos da reportagem até a publicação.

No ano passado, o programa admitia Vale Universidade o acadêmico com renda individual igual ou inferior a R$ 1.448,00 e renda familiar mensal não superior a R$ 2.896,00.