Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Esporte

Brasil enfrente França hoje às 17h em partida amistosa

A equipe enfrenta logo no primeiro teste do ano a França, seu maior carrasco em Copas do Mundo

Terra

09 de Fevereiro de 2011 - 08:09

Brasil enfrente França hoje às 17h em partida amistosa
Brasil enfrente Fran - Divulga

O técnico Mano Menezes inicia nesta quarta-feira uma temporada cheia de grandes obstáculos no comando da Seleção Brasileira. A equipe enfrenta logo no primeiro teste do ano a França, seu maior carrasco em Copas do Mundo. A partida acontece às 21h (17h de MS), no Stade de France, em Paris.

O estádio, por sinal, não traz boas recordações ao brasileiro. Foi lá que a Seleção perdeu a decisão do Mundial de 1998, quando foi derrotada pelos franceses por 3 a 0. "É um jogo que traz boas lembranças. Espero que os jogadores também sintam essa emoção especial" afirmou o técnico da França, Laurent Blanc.

Além desta partida, o Brasil também caiu para o rival nas Copas de 1986 e 2006. Nas duas oportunidades o tropeço aconteceu nas quartas de final. A França tirou a Seleção de um Mundial em três oportunidades, superando Itália, Holanda e Argentina (duas cada). Além disso, os franceses não perdem para o Brasil desde 1992. Foram cinco jogos desde então, com três vitórias e dois empates.

O jogo em Paris será apenas o primeiro clássico de Mano em 2011. Em junho, a equipe tem um amistoso agendado contra a Holanda. Em agosto, será a vez de enfrentar a Alemanha. Sem contar a Copa América, que acontece em julho e que coloca o Brasil frente a frente com rivais tradicionais como Argentina e Uruguai.

"Essa é a evolução do trabalho. Precisamos avançar de maneira convincente, com sequências de boas atuações e acompanhadas de bons resultados, que são sempre determinantes", afirmou Mano após o treino desta terça-feira em Paris.

No primeiro semestre em que comandou a Seleção, Mano iniciou com três vitórias contra adversários de menor expressão (Estados Unidos, Irã e Ucrânia), mas acabou perdendo o duelo mais difícil em novembro, quando caiu para a Argentina por 1 a 0 no Catar.

"Temos que começar a fazer contra os adversários de primeira linha o que fizemos contra os outros. Será a tônica desse ano. Isso nos dá um novo parâmetro de dificuldade", completou o treinador brasileiro.

Para iniciar o ano bem e acabar com o tabu diante dos franceses, Mano aposta na base das últimas partidas. A defesa é a mesma desde o começo do trabalho, com a volta do experiente Júlio César no lugar do gremista Victor, que ficou de fora porque o técnico chamou apenas os atletas "europeus".

No meio-campo, Lucas e Elias seguem no time e ganham a companhia de Hernanes e do estreante Renato Augusto, deixando a equipe mais leve, ofensiva e com mais toque de bola. Na frente, a dupla Pato e Robinho será escalada mais uma vez.

Ficha Técnica:

França: Lloris; Sagna, Rémi, Mexes e Abidal; Diarra, M'villa, Gourcuff e Menez; Benzema e Malouda. Técnico: Laurent Blanc.

Brasil: Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Elias, Hernanes e Renato Augusto; Robinho e Alexandre Pato. Técnico: Mano Menezes.

Data: 09/02/2011
Horário: 21h (18h de Brasília)
Local: Stade de France, em Paris
Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha)
Auxiliares: Jan-Hendrik Salver e Detlef Scheppe (ambos da Alemanha)