Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Com apoio do Governo do Estado, skatista de MS disputa seletiva por vaga na Olimpíada de Tóquio

Portal do MS

04 de Maio de 2021 - 14:28

Com apoio do Governo do Estado, skatista de MS disputa seletiva por vaga na Olimpíada de Tóquio
Foto: Divulgação

Com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), o skatista Eduardo Neves disputará o Dew Tour, penúltima seletiva para os Jogos Olímpicos de Verão 2021, de Tóquio, no Japão. A competição qualificatória, que conta pontos para o ranking mundial, acontecerá de 17 a 23 de maio, em Des Moines, capital estadual de Iowa, nos Estados Unidos.

O campo-grandense de 18 anos, número dois do ranking nacional amador, na modalidade street, está na corrida olímpica nacional há dois anos e é um dos nomes cotados para representar o Brasil no maior evento esportivo do mundo. Além da etapa estadunidense, Neves participará do Campeonato Mundial de Skate Street, em Roma, na Itália, de 31 de maio a 6 de junho. A competição na Europa terá peso maior e garante vaga direta para Tóquio aos que alcançarem o pódio.

“Quando comecei a andar de skate, nunca passou pela minha cabeça a chance de poder representar Mato Grosso do Sul e meu país nas Olimpíadas. Isso, sem dúvida, é muito gratificante. Vou dar meu melhor, focado, para estar 100% nas duas competições [EUA e Itália]”, revela Neves, que figura entre os melhores skatistas do país.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, é um orgulho ver um atleta sul-mato-grossense com chances reais de classificação aos Jogos Olímpicos. “Mato Grosso do Sul sempre foi um berço de grandes talentos e, logo na estreia do skate nas Olimpíadas, ter um representante do nosso estado brigando pela vaga e indo atrás do seu sonho, é uma satisfação enorme e nos orgulha muito”.

O critério de classificação dos skatistas para Tóquio-2021 é o seguinte: estar entre os 20 melhores do ranking da Federação Internacional de Skate (World Skate), com limite de três vagas por país, tanto no gênero feminino quanto no masculino. O país-sede no caso o Japão, tem uma vaga assegurada. Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), caso um continente não esteja no top 20, o skatista mais bem ranqueado vai a Tóquio. O prazo para classificação é 29 de junho.

Resultados expressivos

Em 2019, Neves ficou em quinto lugar, no estilo street, no STU Qualifying Series, em São Paulo (SP), maior competição de skate do Brasil. A classificação rendeu convite da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) para competir pelo quadro de skatistas profissionais. No ano seguinte, também na capital paulista, terminou na terceira colocação do evento, colocando as manobras no pé junto aos melhores do país. No STU National 2021, realizado em janeiro, em Criciúma (SC), garantiu a prata.