Esporte
Garoto sueco salta 6,05m, desbanca Lavillenie e leva o ouro no salto com vara
Aos 18 anos, Armand Duplantis termina com a primeira colocação no Campeonato Europeu e com uma marca histórica
Globo Esporte
12 de Agosto de 2018 - 19:56
om apenas 18 anos de idade, o sueco Armand Duplantis se tornou neste domingo o quarto atleta da história a alcançar a marca de 6,05m no salto com vara, a melhor desta temporada, e conquistou a medalha de ouro no Campeonato Europeu de Atletismo, em Berlim. Em um duelo sensacional com o russo Timur Morgunov e o francês Renaud Lavillenie, recordista mundial da prova, com 6,16m, mas no indoor.
A partir de 5,85m, Duplantis conseguiu completar seus saltos sempre na primeira tentativa, colocando muita pressão sobre os rivais. Morgunov saltou 6,00m e errou suas três tentativas para 6,05m, terminando com a medalha de prata.
Lavillenie sofreu para ficar com o bronze. Depois de errar duas tentativas para 5,80m, ele arriscou os 5,85m tendo apenas uma oportunidade e conseguiu passar. O francês ainda saltou 5,95m logo na primeira chance. No entanto, errou uma para 6,00m e suas duas últimas para 6,05m.
A marca alcançada por Duplantis, que completará 19 anos em novembro, é recorde mundial sub-20. Além disso, ele se juntou a Lavillenie, o ucraniano Sergei Bubka, o russo Maksim Tarasov e o australianos Dmitri Markov como únicos a saltarem pelo menos 6,05m.




