Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 28 de Fevereiro de 2024

Esporte

No vestibular da Copa América, Mano tem dúvida em dois setores

Treinador vai divulgar lista oficial do torneio continental, que será disputado na Argentina, entre 1º e 24 de julho. Restam três vagas no grupo canarinho

Globo Esporte

06 de Junho de 2011 - 08:44

No vestibular da Copa América, Mano tem dúvida em dois setores
No vestibular da Copa Am - Foto: Mowa Press

Mano Menezes já tem praticamente definida a lista de jogadores que vai disputar a Copa América, entre 1º e 24 de julho, na Argentina. Nesta terça-feira, às 21h50m (de Brasília), no duelo entre a Seleção Brasileira e a Romênia, no Pacaembu, em São Paulo, o treinador vai sanar as últimas dúvidas de quem levará para a disputa do torneio continental. Alguns setores já estão praticamente certos, como a defesa e as laterais. Porém, ainda existem possibilidades em aberto no meio-campo e no ataque.

No gol, apesar de ter chamado quatro goleiros para os dois amistosos, Julio César e Victor são os preferidos do treinador. Enquanto o arqueiro do Inter de Milão foi chamado apenas em 2011, Victor se transformou em titular no início da era Mano Menezes na Seleção. Jefferson, do Botafogo, corre por fora. Fábio, do Cruzeiro, foi convocado pelo comandante do time canarinho, mas sua presença no grupo serviu mais para observações.

Outro setor que também já está definido é a defesa. Na zaga e na lateral, nenhuma mudança em relação aos atletas chamados por Mano para os amistosos diante da Holanda, no Serra Dourada, em Goiânia, e Romênia, no Pacaembu, em São Paulo. Daniel Alves, Maicon, André Santos e Adriano vão seguir para a Argentina. Os quatro zagueiros também dificilmente serão trocados para o torneio: Lúcio, Thiago Silva, David Luiz e Luisão são os donos da posição.

- Temos quatro zagueiros excepcionais. Estou observando as combinações, características de cada um, quem se completa mais. Dupla de zagueiros é assim mesmo. Tem o que rebate mais, o que sai mais da defesa para o ataque - analisou o treinador, logo após o amistoso diante da Escócia, em Londres, no mês de março.

A partir daí começam as dúvidas do treinador. Três volantes estão com o passaporte praticamente carimbado. São eles Lucas Leiva, Ramires e Sandro. Henrique, do Cruzeiro, poderia ser uma novidade, mas Mano poderia chamar ainda Elias.

Na meia também existe uma dúvida. Mano quer contar com Paulo Henrique Ganso, do Santos, que se recupera de um problema muscular. Caso o camisa 10 do Peixe esteja apto, uma vaga no setor já estaria ocupada. As outras três estão em disputa. Elano e Lucas, do São Paulo, levam uma pequena vantagem sobre os outros concorrentes. Thiago Neves, do Flamengo, Jadson, do Shakhtar, e Anderson, do Manchester United, duelam para seguir no grupo.

No ataque, Mano também tem dúvidas. Neymar, do Santos, e Robinho, do Milan, estão garantidos no torneio continental. Assim como Ganso no meio-campo, Mano está à espera de Alexandre Pato, que sofreu uma lesão no ombro esquerdo na última rodada do Campeonato Italiano. Neste domingo, o atacante já treinou na Gávea e deu mostras de que estará apto para disputar a Copa América.

A partir daí, três jogadores disputam a última vaga. Fred, do Fluminense, Leandro Damião, do Internacional, e Nilmar, do Villarreal, brigam para estar no torneio. A tendência é que o atacante colorado seja o escolhido, principalmente por conta dos elogios que tem recebido de Mano Menezes nas últimas coletivas.

- O Leandro Damião é um jogador que despontou muito rápido e se coloca no nível das exceções. Ele recebeu uma oportunidade emergencial, em função das lesões do Pato e do Nilmar, não se inibiu e fez o que se esperava dele no primeiro momento - analisou Mano, na coletiva logo após a convocação do dia 19 de maio.

Nesta terça-feira, logo após o confronto contra a Romênia, Mano divulgará a lista dos 22 atletas que disputarão a Copa América. É esperar para saber quem representará o time canarinho na luta pelo tricampeonato do torneio continental.