Esporte
Tudo o que você precisa saber sobre a fase final da Liga das Nações masculina
Campeões olímpicos do vôlei buscam título na França
Globo Esporte
03 de Julho de 2018 - 09:30
Em tempos de Copa do Mundo de futebol, os brasileiros vão torcer também por outra seleção verde-amarela chegar ao topo na Europa. Os campeões olímpicos do vôlei buscam o título da primeira Liga das Nações, o novo formato da Liga Mundial. A fase final da competição começa nesta quarta-feira, em Lille, na França, e o campeã vai erguer o troféu já no domingo. O SporTV 2 transimite tudo, sem deixar de acompanhar também a Copa da Rússia.
Entre a Copa e a Liga das Nações
A Liga das Nações ganha a cena justamente em uma pausa de dois na Copa da Rússia, entre as oitavas de final e as quartas. E no dia de o Brasil encarar a Bélgica em Kazan, os campeões olímpicos do vôlei descansam na rodada em Lille, à espera da semifinal do sábado. No domingo, mais um dia sem jogos na Rússia, o Brasil pode estar na decisão. Confira a programação.
Quarta-feira (4/7) - sem jogos da Copa
13h - Grupo B - Rússia x Polônia
15h45 - Grupo A - França x Brasil
Quinta-feira (5/7) - sem jogos da Copa
13h - Grupo B - Estados Unidos x Polônia
15h45 - Grupo A - Brasil x Sérvia
Sexta-feira (6/7)
13h - Grupo B - Rússia x Estados Unidos
15h45 - Grupo A - França x Sérvia (bate com Brasil x Bélgica)
Sábado (7/7)
9h - Semifinal 1
11h30 - Semifinal 2
Domingo (8/7) - sem jogos da Copa
12h - Disputa de terceiro lugar
15h45 - Final
Base campeã olímpica
Vice-campeão da Liga Mundial no ano passado, o Brasil convocou para a fase final nove dos seus 12 campeões olímpicos da Rio 2016. O técnico Renan dal Zotto ainda chamou Murilo, duas vezes vice-campeão olímpico como ponteiro e agora líbero. Completam o grupo Isac, Lucas Lóh, Victor Cardoso e Thales.
Levantadores - Bruninho e William
Opostos - Wallace e Evandro
Centrais - Lucão, Maurício Souza, Éder e Isac
Ponteiros - Maurício Borges, Lucas Lóh, Douglas e Victor Cardoso
Líberos - Murilo e Thales
Os rivais
A fase final da Liga das Nações começa com uma fase de grupos com três seleções em cada chave. O Brasil está no Grupo A, junto com a anfitriã França e a Sérvia. No Grupo B estão Rússia, Estados Unidos e Polônia.
Campeã da Liga Mundial no ano passado, a França é a favorita ao título. O time anfitrião da fase final foi o líder da fase classificatória, com 12 vitórias e três derrotas. Entre os triunfos dos Bleus está o 3 a 0 sobre o Brasil. O oposto Earvin N'Gapeth é o líder da França e foi o melhor sacador da primeira fase da Liga das Nações.
A Sérvia terminou a primeira fase na quarta posição, com 11 vitórias e quatro derrotas. Logo na estreia da Liga das Nações, os brasileiros venceram os sérvios por 3 a 0.
O cara
O oposto Wallace é a principal arma de ataque do Brasil na Liga das Nações. O campeão olímpico foi o segundo maior pontuador da primeira fase, com 215 acertos, e pode assumir a liderança ao fim da competição, já que o líder, Chuan Jing (273 acertos), não classificou a China para a fase final de Lille.
Prévia do Mundial
A Liga das Nações é uma prévia para o Mundial de setembro, na Bulgária e na Itália. As seis equipes da fase final estão entre as favoritas do principal torneio da modalidade. Brasil e França, inclusive, estão na mesma chave do Mundial, o Grupo B, que conta também com Canadá, Egito, China e Holanda.




