Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Esporte

Uefa terá reunião na próxima quinta para debater torneios, e Champions pode terminar em 29 de agosto

Comitê Executivo terá encontro por videoconferência para analisar situação dos campeonatos. Jornal inglês diz que Uefa planeja decisão da Liga dos Campeões em 29 de agosto

GloboEsporte

16 de Abril de 2020 - 14:16

A Uefa confirmou nesta quinta-feira que se reunirá mais uma vez na próxima semana para analisar a situação dos campeonatos paralisados em todo o continente por conta da pandemia do coronavírus. A nova videoconferência do Comitê Executivo da entidade ocorrerá na próxima quinta-feira, 23 de abril. Após o encontro, um comunicado deve ser emitido para tornar públicas as deliberações.

Na terça, haverá uma "sessão de esclarecimento" para os representantes das 55 federações que fazem parte da Uefa. A organização vem tentando apontar para os países-membros que a prioridade do calendário europeu será a realização das ligas nacionais para, depois, serem organizados os jogos restantes das competições continentais.

Segundo o jornal inglês "Telegraph", a finalíssima da Liga dos Campeões, que acontecerá em Istambul, na Turquia, pode ser adiada para 29 de agosto como resultado da crise. A decisão da Liga Europa, em Gdansk, na Polônia, foi provisoriamente marcada para 26 de agosto.

Como os países europeus vivem situações distintas com relação à pandemia da Covid-19, ainda não há um prazo definido para que os torneios sejam retomados. Entretanto, a Uefa pretende evitar que as ligas sejam encerradas sem a conclusão de todas as rodadas, como ocorreu no Campeonato Belga, que apontou o Brugge como campeão. A princípio, a federação local deve voltar atrás na decisão e ter uma nova assembleia.

A primeira medida da Uefa para abrir espaço no calendário para a realização dos jogos adiados foi passar a Eurocopa para 2021, deixando os meses de junho e julho livres para a utilização pelos clubes. A princípio, o desejo da confederação é concluir o calendário 2019/20 até agosto, visando minimizar o impacto na temporada 2020/21.

Mas como ainda não foram concluídas as oitavas de final da Champions e também da Liga Europa, e a preferência de muitos clubes é primeiro encerrar as competições nacionais, é provável que a indefinição se estenda até agosto. As quartas de final aconteceriam no fim de julho.

O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, no entanto, já descartou a possibilidade de os jogos invadirem o mês de setembro.