Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

Geral

Morre aos 69 anos, Miguel Ángel Russo, técnico do Boca Juniors

O técnico argentino Miguel Ángel Russo, do Boca Juniors, morreu nesta quarta-feira, dia 08 de outubro, aos 69 anos, por complicações decorrentes de um câncer de próstata.

Dourados News

09 de Outubro de 2025 - 10:32

Morre aos 69 anos, Miguel Ángel Russo, técnico do Boca Juniors
Miguél Ángel Russo Boca Juniors - Foto: Getty Images

O técnico argentino Miguel Ángel Russo, do Boca Juniors, morreu nesta quarta-feira, dia 08 de outubro, aos 69 anos, por complicações decorrentes de um câncer de próstata. Ele já tinha sido afastado dos jogos da equipe argentina e estava internado em sua casa.

Russo marcou época como treinador do Boca Juniors no início do século, quando levou a equipe à conquista da Copa Libertadores em 2007, a última do clube. Ele teve outras duas passagens pelo clube: entre 2020 e 2021, quando ganhou um título argentino (2020/21) e uma Copa da Liga Profissional (2020), e o ciclo atual, iniciado em maio deste ano.

Segundo o jornal "Olé", o Boca ofereceu à família de Russo o estádio de La Bombonera para o velório do treinador. Em Miami, nos Estados Unidos, onde se preparam para o amistoso de sexta-feira contra a Venezuela, os jogadores da seleção da Argentina fizeram um minuto de silêncio antes do treino, em homenagem póstuma a Russo.

Um só time como jogador, 16 como técnico

Como jogador, o volante Miguel Russo jogou apenas no Estudiantes, de 1975 a 1988, e foi bicampeão argentino (1982 e 1983). Disputou 17 partidas pela seleção da Argentina e participou das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1986, mas sofreu uma lesão que o deixou fora do grupo que conquistou o bicampeonato mundial no México.

Russo iniciou sua carreira de treinador em 1989, dirigindo o Lanús, conquistando o título da segunda divisão do país em 1992. Também ganhou a Série B argentina com o Estudiantes, em 1995, e com o Rosario Central, em 2013. Na primeira divisão, além do Boca Juniors, Russo também foi campeão argentino com o Vélez Sarsfield, em 2005.

O veterano treinador dirigiu outras quatro equipes do país: Racing, Colón, San Lorenzo e Atlético Los Antes. Também trabalhou em outros quatro países da América do Sul, no chileno Universidad de Chile, no colombiano Millonarios, no peruano Alianza Lima e no paraguaio Cerro Porteño. Dirigiu, ainda, o espanhol Salamanca, o mexicano Morelia e o saudita Al-Nassr.

Russo venceu um câncer de próstata em 2017, quando dirigia o Millonarios, mas recentemente voltou a ter complicações de saúde. Em setembro, foi internado devido a um quadro de infecção urinária. Tentou se manter em atividade no Boca, até a decisão recente de afastamento, quando seu quadro de saúde teve forte piora.

Boca Juniors se despede: "Sempre um exemplo de alegria"

Nas redes sociais, o Boca Juniors se despediu do seu treinador nesta quarta:

"O Clube Atlético Boca Juniors comunica com profunda tristeza o falecimento de Miguel Ángel Russo. Miguel deixa uma marca inapagável em nossa instituição e será sempre um exemplo de alegria, cordialidade e esforço.

Acompanhamos sua família e seus entes queridos neste momento de dor. Até sempre, querido Miguel!"

Após a goleada do Boca Juniors por 5 a 0 sobre o Newell's Old Boys, no domingo, o capitão Leandro Paredes, campeão do mundo com a Argentina, dedicou algumas palavras ao treinador, que já estava internado em casa.

- Dedicamos a vitória a Russo, é o cabeça do nosso grupo e está passando por esse momento nada lindo. Mandamos muita força a ele.