Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Geral

Olhe para o céu: fenômeno da Lua Rosa acontece na noite desta segunda

Midiamax

26 de Abril de 2021 - 09:36

Olhe para o céu: fenômeno da Lua Rosa acontece na noite desta segunda
Foto: Pixabay

Os amantes da Lua ou dos stores do Instagram podem olhar para o céu na noite desta segunda-feira (26), que a “superlua rosa” está chegando. O fenômeno ocorre, pois a Lua irá entrar no seu perigeu, ou seja, o ponto de máxima aproximação com a Terra.

Nesta noite ocorrerá um alinhamento triplo: de um lado da Terra, o Sol; do lado oposto, a Lua, mais próxima. Isso fará com que ela apareça mais brilhante. O ápice será às 0h33 desta terça-feira (27).

Mas aqueles que se animaram com o fenômeno precisam conter a euforia, isso porque a “superlua rosa”, na verdade se trata de uma Lua cheia normal. Não, isso não é uma brincadeira, e convenhamos que o 1º de abril passou há algum tempo, o nome chamativo tem origem de tradições americanas e não se trata de algo cientifico.

Conforme publicado no portal UOL, será difícil notar alguma diferença de outras Luas cheias normais, apenas com equipamentos próprios ou então câmeras será possível perceber essa diferença. Mas uma lua cheia, por mais simples que seja, nunca deixa de agradar os olhos.

Porque superlua?

astrônomo do Observatório Municipal de Campinas, Julio Lobo, explica que o termo superlua se popularizou nas redes sociais, mas não é utilizado no meio cientifico. "Os astrônomos não usam a palavra superlua. Falam apenas de Lua no perigeu. Mas, principalmente com as redes sociais, esse termo viralizou. Na verdade, foi criado por astrólogos".

Quando está no perigeu, a Lua nos parece até 15% maior e 30% mais brilhante. Isso pode ocorrer em qualquer uma das fases; se coincide com a Lua cheia, temos a chamada superlua, um termo controverso.

E a cor rosa?

Aí está outo termo que é mais popular do que cientifico, a Lua cheia de abril é chamada de "rosa" por povos nativos norte-americanos, pois marca a chegada da primavera no Hemisfério Norte. No Sul iniciamos o outono, mas as isso não quer dizer que a Lua estará de fato rosa ou de qualquer outra cor; é somente uma metáfora.

"Ao nascer, a Lua pode ficar amarelada, alaranjada ou até vermelha (ou rosa), depende somente das condições atmosféricas do lugar de onde olha. Não tem a ver com a época do ano", explica Araújo. "É sempre um belo espetáculo ver a Lua cheia nascendo, mas esses nomes têm origem cultural, e não astronômica”.