Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Geral

Prosseguir define nesta 2ª-feira se Saúde vai adotar medidas restritivas

O Governo do Estado poderá recomendar aos municípios a adoção de medidas restritivas, como a volta do toque de recolher.

Redação

09 de Janeiro de 2022 - 20:20

Prosseguir define nesta 2ª-feira se Saúde vai adotar medidas restritivas
Eduardo Riedel e Reinaldo Azambuja. Foto: Portal do MS

O Governo do Estado poderá recomendar aos municípios a adoção de medidas restritivas, como a volta do toque de recolher, diante do aumento nos casos de Covid-19 e H3N2 em Mato Grosso do Sul. Após a reunião, que está agendada para 9h desta segunda-feira, a expectativa é de que o presidente do comitê, Eduardo Riedel, anuncie novas medidas. Sobre o assunto, a secretária-adjunta estadual de Saúde, Christine Maymone, explicou que decretos foram revogados devido ao contexto que estava mais brando e, por isso, precisam passar por reavaliação.

“As equipes técnicas e jurídicas estão reavaliando para ver decretos que serão reativados e modificados para este momento”, explicou. De acordo com a secretária, uma das preocupações é relativa à falta de adesão da população à vacinação.

Por isso, medidas envolvendo toque de recolher e passaporte da vacina serão discutidos mais uma vez durante a reunião. Todas as decisões serão usadas como orientações para que os municípios voltem a reforçar os cuidados."

Em Sidrolândia, a maior preocupação é o aumento dos casos de gripe influenza. Até agora são 9 casos confirmados, com 3 pacientes internados no Hospital Elmíria Silvério Barbosa, onde há 3 casos positivos de Covid. O grande número de pacientes com sintomas gripais levou a Secretaria de Saúde estender até às 21 horas o funcionamento nos postos do São Bento e do Jandaia. Na sexta-feira, quando este esquema começou a funcionar, 60 pessoas foram consultadas nas 4 horas adicionais de atendimento.

Nas últimas 24 horas, de 357 pacientes atendidos, 195 apresentaram sintomas gripais. Nos primeiros 8 dias de 2022, foram registrados 26 casos de Covid -19, média diária de 3,25 casos; acima da média de novembro (1,8 ) e a de dezembro (1,12).