Geral
Terceiro dia consecutivo de frio tem geada em MS
Frente fria se afasta e tempo começa a esquentar nesta quarta-feira (2).
Correio do Estado
02 de Julho de 2025 - 10:38

Mato Grosso do Sul amanheceu extremamente gelado pelo terceiro dia consecutivo. Esta é a segunda onda de frio do inverno e a quarta do ano. Casaco, luva, touca, cachecol e calça fazem parte do look do campo-grandense neste frio.
Amambai (4,5ºC), Ponta Porã (4,8ºC) e Paranhos (4,4ºC) registraram geada na madrugada desta quarta-feira (2). Gramados, campos e plantações amanheceram branquinhos de cristais de gelo. A última geada havia ocorrido em 24 de junho.
Confira as temperaturas, em cada município, às 5 horas desta quarta-feira (2):
MUNICÍPIO TEMPERATURA
- Sete Quedas 6,1ºC
- Iguatemi 5,8ºC
- Itaquiraí 8,5ºC
- Amambai 4,5ºC - geada
- Aral Moreira 5,2ºC
- Caarapó 5,7ºC
- Laguna Carapã 5,9ºC
- Ponta Porã 4,8ºC - geada
- Fátima do Sul 9,8ºC
- Paranhos 4,4ºC - geada
- Dourados 6,8ºC
- Itaporã 8,9ºC
- Nova Alvorada 7,5ºC
- Nioaque 6,9ºC
- Bonito 5,3ºC
- Corumbá 8,5ºC
- Campo Grande 9ºC
Frente fria, que atingiu o Estado na segunda-feira (30), começa a perder força e deve permanecer até esta quarta-feira (2). Casaco, luva, touca, cachecol e calça fazem parte do look do campo-grandense neste frio. Foto: Marcelo Victor
Na quinta-feira (3), o tempo já começa a esquentar e as temperaturas subirão gradativamente. Na sexta-feira (4), o calor volta com tudo e a previsão é que os próximos 10 dias sejam de tempo quente em Mato Grosso do Sul.
O tempo ficará relativamente seco, com índices entre 30% e 90%.
“Há previsão de aquecimento no Estado a partir de hoje, de dois a três graus por dia. Os próximos dias serão de calor, as temperaturas vão subir gradativamente e o fim de semana será quente. Não há previsão de onda de frio ou de chuva até domingo”, afirmou o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Danilo Siden, ao Correio do Estado.
ONDA DE FRIO
Onda de frio é um evento climático caracterizado por uma queda significativa na temperatura do ar, que permanece abaixo de um determinado limiar por vários dias consecutivos. Também é caracterizada pelo arrefecimento do ar, com rápida queda de temperatura em um período de 24 horas. Esse fenômeno pode causar geada, e em alguns locais, até neve.
Normalmente, está associada à irrupção de ar muito frio causada pelo deslocamento de uma massa de ar polar ou de alta latitude para latitudes mais baixas.
GEADA
Geada é a formação de uma camada de cristais de gelo sobre plantas ou sobre outras superfícies, devido à queda de temperatura. Geralmente, plantações e grama amanhecem branquinhas com cristais de gelo.
A principal causa da formação de geada é a advecção de massa de ar polar. O fenômeno causa danos e reduz o potencial produtivo das lavouras de milho.
RECOMENDAÇÕES
De acordo com o Inmet, o ser humano deve tomar cuidados indispensáveis durante o frio. Confira:
- Se agasalhe
- Beba água
- Evite tomar banhos muito quentes
- Continue usando protetor solar
- Evite ambientes pouco ventilados
- Hidrate a pele
- Cuide da alimentação
- Não se exponha ao tempo




