INTERNACIONAL
Agentes de imigração invadem creche e levam professora colombiana
Invasão aconteceu enquanto alunos chegavam na creche em período diurno.
Midiamax
06 de Novembro de 2025 - 15:00

Uma creche de imersão em língua espanhola em um bairro residencial na zona norte de Chicago foi invadida por agentes federais de imigração. A invasão aconteceu na última quarta-feira (5) e uma professora foi levada.
Imagens que circulam nas redes sociais, mostram dois homens, um com balaclava, arrastando uma mulher para fora da creche Rayito de Sol. Os homens usavam coletes que diziam ‘Police’, mas não havia outros sinais de que pertenciam a outra marca de agência.
A mulher foi identificada como Diana Santillana, professora infantil de Medelim, Colômbia. Ao ser levada pelos agentes, a mulher gritava “eu tenho documentos”.
De acordo com o Departamento de Segurança Interna, a mulher foi presa após furar uma blitz policial. Com isso, se deu uma perseguição que só parou após a mulher entrar na escola. Agentes de imigração afiram que a mulher entrou nos Estados Unidos de forma ilegal em junho de 202 e já tinha pedido de asilo pendente.
De acordo com informações de agências locais, os pais das crianças condenaram a ação dos agentes, visto que eles entraram correndo na creche com armas nas mãos.
A invasão na creche marca o aumento na repressão à imigração, determinada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em Chicago. O republicano autorizou no início de setembro a ‘caçada’ criminosos perigosos sem o direito legar de residir nos EUA. Conforme o GHD (Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos) a operação já resultou na apreensão de 3.000 prisões, incluindo cidadãos americanos e pessoas sem antecedentes criminais.




