Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

INTERNACIONAL

Furacão Melissa atinge categoria máxima e ameaça países do Caribe com ventos de 260 km/h

Especialistas preveem rajadas de vento, marés de tempestade e inundações catastróficas na Jamaica.

Midiamax

27 de Outubro de 2025 - 14:00

Furacão Melissa atinge categoria máxima e ameaça países do Caribe com ventos de 260 km/h
Furacão Melissa. Fotos: Reprodução/X

O furacão Melissa chegou a categoria 5 – a maior da escala – nesta segunda-feira (27) no mar do Caribe e ameaça países próximos, como a Jamaica, com ventos que chegam até 260 km/h. O país jamaicano pode sofrer grandes destruições e, por isso, o governo local ordenou evacuações por todo o território.

“Melissa agora é um furacão de categoria 5. Ventos destrutivos, marés de tempestade e inundações catastróficas vão piorar na Jamaica ao longo do dia e durante a noite”, confirmou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos em boletim divulgado nesta manhã.

O fenômeno natural deve chegar a Jamaica na terça-feira (28) e depois a Cuba e Bahamas, até quarta-feira (29). Ele estava localizado a cerca de 205 km de Kingston, na Jamaica, e 505 km de Guantánamo, em Cuba, segundo o NHC.

O furacão Melissa é o mais forte da história recente a atingir diretamente a Jamaica. Ele deve causar danos com tempestades que irão despejar até 76 centímetros de chuva. “Muitas dessas comunidades não vão sobreviver a esta enchente. Kingston é baixa, extremamente baixa. Nenhuma comunidade em Kingston está imune a inundações. Quero pedir aos jamaicanos que levem isso a sério. Não brinquem com Melissa. Não é uma aposta segura”, alertou o vice-presidente do Conselho jamaicano de Gestão de Riscos de Desastres, Desmond McKenzie.