INTERNACIONAL
Homem que desarmou atirador na Austrália passará pela segunda cirurgia
Ahmed conseguiu tirar o rifle do atirador, mas acabou sendo atingido por um disparo.
Midiamax
15 de Dezembro de 2025 - 16:36

As doações para um homem de Sydney que arrancou a arma de um dos agressores, durante ataque na praia de Bondi, ultrapassou A$ 1,1 milhão, cerca de R$ 4 milhões. Ahmed al Ahmed, de 43 anos, muçulmano e pai de dois filhos, escondeu-se atrás de carros estacionados antes de atacar um dos atiradores por trás. Ele pegou o rifle e derrubou o atirador no chão.
Ele se recupera no hospital após uma cirurgia para tratar de ferimentos a bala. Jozay Alkanji, primo de Ahmed, disse que ele passou pela primeira cirurgia e pode precisar de mais. O primeiro-ministro Anthony Albanese disse que a bravura de Ahmed salvou vidas.
“O que vimos nas últimas 24 horas foi o pior da humanidade em um ato terrorista. Mas também vimos um exemplo do melhor da humanidade em Ahmed Al Ahmed correndo em direção ao perigo, colocando sua própria vida em risco”, afirmou Albanese à emissora estatal ABC News.
Ele foi alvejado duas vezes por um segundo criminoso, segundo Albanese. A família de Ahmed disse que ele foi atingido na mão e no braço. A polícia australiana afirmou na segunda-feira que um pai de 50 anos e seu filho de 24 realizaram o ataque em uma celebração judaica na tarde de domingo, matando 15 pessoas no pior ataque a tiros do país em quase 30 anos.
Aclamado como herói
O pai de Ahmed, Mohamed Fateh al Ahmed, disse à ABC News, em uma entrevista, que seu filho é cidadão australiano e vende frutas e verduras.
“Meu filho é um herói. Ele serviu na polícia e tem a paixão de defender as pessoas.”
“Quando ele viu as pessoas deitadas no chão e o sangue, rapidamente sua consciência o levou a atacar um dos terroristas e tirar sua arma”, contou Mohamed Fateh.




