Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 29 de Abril de 2024

Internacional

Pentágono diz que objeto não identificado voou perto de áreas militares sensíveis

Equipamento não identificado foi abatido neste domingo (12) perto da fronteira com o Canadá.

CNN Brasil

12 de Fevereiro de 2023 - 20:12

Pentágono diz que objeto não identificado voou perto de áreas militares sensíveis
Edifício-sede do Pentágono, em Washington. Foto: REUTERS/Joshua Roberts

O Pentágono afirmou que o objeto não identificado abatido na tarde deste domingo (12) por um caça F-16 sobre o Lago Huron, perto da fronteira com o Canadá, parece ter viajado perto de instalações militares dos Estados Unidos e representou não apenas uma ameaça para a aviação civil, mas também uma ferramenta potencial de vigilância.

“Com base em sua trajetória de voo e dados, podemos conectar razoavelmente este objeto ao sinal de radar captado sobre Montana, que voou próximo a locais sensíveis do Departamento de Defesa”, disse o comunicado.

“Não avaliamos que fosse uma ameaça militar a qualquer coisa no solo, mas avaliamos que era um risco e uma ameaça devido às suas capacidades de vigilância em potencial. Nossa equipe agora trabalhará para recuperar o objeto em um esforço para aprender mais sobre ele.”

Terceiro caso em três dias

A ocorrência deste domingo representa o terceiro caso de derrubada de equipamento voador não identificado nos espaços aéreos dos Estados Unidos e do Canadá nos últimos três dias.

O primeiro foi abatido no norte do Canadá no sábado (11). Na sexta-feira (10), um outro foi derrubado no espaço aéreo do Alasca por um F-22 dos EUA.

Além disso, no fim de semana passado, um suposto balão de vigilância chinês foi derrubado por F-22s na costa da Carolina do Sul.

Outros países

Também neste domingo, a China informou que identificou um objeto voador não identificado próximo à cidade de Rizhao, na costa leste do país, segundo o jornal estatal chinês “Global Times”.

Já o Uruguai comunicou que foram relatadas imagens de luzes atípicas no céu das Termas de Almirón, próximo à cidade de Paysandú, e que uma divisão de investigação já foi acionada para apurar os fatos.