Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Internacional

Trump ainda tem chances de se reeleger nos EUA; veja cenários

G1

06 de Novembro de 2020 - 10:23

Trump ainda tem chances de se reeleger nos EUA; veja cenários
Donald Trump durante discurso na madrugada desta quarta-feira (4). — Foto: REUTERS/Carlos Barria

O democrata Joe Biden está a 6 votos no Colégio Eleitoral de se tornar o novo presidente dos Estados Unidos, segundo projeções da agência de notícias Associated Press. Mesmo assim, ainda há um caminho para a reeleição do republicano Donald Trump: vencer em todos os estados-chave onde o resultado ainda está em aberto.

Biden lidera a corrida com 264 votos no Colégio Eleitoral — para vencer, é preciso chegar a 270. Trump tem 214 delegados e deve conquistar outros 3 votos considerados certos republicano no Alasca.

Na manhã desta sexta-feira (6), o democrata virou sobre o republicano na Geórgia (16 votos) e na Pensilvânia (20 votos) e se aproximou ainda mais da Casa Branca.

Se vencer em qualquer um dos dois estados ou em Nevada (6 votos), onde também está à frente, o democrata terá delegados suficientes no Colégio Eleitoral para ser eleito o 46º presidente dos EUA.

Trump ainda tem chances de se reeleger nos EUA; veja cenários
Biden vira sobre Trump em 2 estados e passa a liderar na Pensilvânia e na Geórgia — Foto: Reprodução/G1

Trump precisa reverter o resultado nos três estados e ainda ganhar na Carolina do Norte (15 votos) e na Pensilvânia (20 votos), onde está liderando. Assim, o atual presidente americano somaria mais 57 delegados e chegaria a 271 — um a mais que o necessário para se reeleger.

Com os votos do Alasca, Trump seria reeleito com 274 votos no Colégio Eleitoral, contra 264 de Biden — a corrida eleitoral mais apertada em 20 anos. Em 2016, o republicano conquistou 306 delegados na vitória contra Hillary Clinton.

Veja como está a votação nos 5 estados onde as projeções ainda não apontam um vencedor:

  • Pensilvânia (98% dos votos projetados): Biden agora lidera por 0,08 ponto percentual (49,47% x 49,39%)
  • Geórgia (99% dos votos projetados): Biden agora lidera por 0,02 ponto percentual (49,39% x 49,37%)
  • Nevada (84% dos votos projetados): Biden lidera por 0,9 ponto percentual (49,4% x 48,5%)
  • Carolina do Norte (94% dos votos projetados): Trump lidera por 1,4 ponto percentual (50,1% x 48,7%).
  • Alasca (50% dos votos projetados): Trump lidera por 29 pontos percentuais (62,1% x 33,5%)

O atual presidente deve garantir a vitória na Carolina do Norte (15 votos) e no Alasca (3 votos), mas terá dificuldade em retomar a liderança na Geórgia (16 votos) e virar em Nevada (6 votos), porque cédulas das regiões de Las Vegas e Reno devem manter a vantagem democrata no estado.

Trump também tem visto a sua vantagem diminuir consideravelmente na Pensilvânia (20 votos), o maior estado em disputa. A distância, que era de 14 pontos percentuais no começo da apuração, atualmente é de apenas 0,3.

Com o avanço da apuração, Trump pediu recontagem de votos em Wisconsin e tenta suspender a apuração na Pensilvânia, na Geórgia e no Michigan. Biden já foi declarado vencedor em Wisconsin e no Michigan, estados onde o republicano venceu em 2016.

Virada no Arizona?

A Associated Press e a Fox News projetaram vitória de Joe Biden no Arizona, mas outros veículos como o jornal "The New York Times" ainda dão possibilidade de Trump vencer no estado e reverter a tendência democrata iniciada com Barack Obama.

O Arizona vale 11 votos no Colégio Eleitoral, e Biden ainda tem uma margem de 1,5 ponto percentual (com 90% dos votos projetados). Na quinta-feira (5), essa vantagem era de 2,5.

Ainda faltam contar votos enviados por correspondência, mas, diferentemente da Geórgia ou da Pensilvânia, a tendência é que esses eleitores diminuam a vantagem do democrata.

Caso ocorra uma virada surpreendente no Arizona, Trump irá a 225 votos no Colégio Eleitoral, contra 253 de Biden. Considerando a provável vitória no Alasca (3 votos), o atual presidente poderá se reeleger nesse cenário se:

  • Vencer na Pensilvânia e nos demais estados ainda em aberto: Trump 285 x Biden 253
  • Vencer na Pensilvânia, na Geórgia e na Carolina do Norte: Trump 279 x Biden 259
  • Vencer na Pensilvânia, na Geórgia e em Nevada: Trump, 270 x Biden 258

Se vencer no Arizona, na Pensilvânia, na Carolina do Norte e em Nevada, mas perder na Geórgia, haverá empate no Colégio Eleitoral (269 x 269). Se isso ocorrer, será a representação estadual na Câmara dos Representantes que escolherá o próximo presidente.

Quando termina a apuração?

Veja abaixo quando deve terminar a contagem dos votos, segundo o site FiveThirtyEight:

  • Pensilvânia (20 votos): o estado aceitará votos que chegarem pelo correio até esta sexta-feira (6), e o prazo final para a contagem é 23 de novembro.
  • Geórgia (16 delegados): deve sair nesta sexta-feira (6).
  • Carolina do Norte (15 delegados): o estado aceitará votos que chegarem pelo correio até o dia 12 (quinta-feira da próxima semana).
  • Nevada (6 votos): resultado pode sair nesta sexta, o estado aceitará votos que chegarem pelo correio até o dia 10 (terça-feira da próxima semana).