Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 29 de Abril de 2024

Internacional

Zelensky reconhece que Ucrânia não entrará na Otan antes da guerra terminar

"Não porque não queiramos, porque é impossível".

CNN Brasil

02 de Junho de 2023 - 11:04

Zelensky reconhece que Ucrânia não entrará na Otan antes da guerra terminar
Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Foto: Alina Smutko/Reuters

O presidente Volodymyr Zelensky disse, nesta sexta-feira (2), que entende que a Ucrânia não se juntará à aliança militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) enquanto a guerra com a Rússia ainda estiver em curso.

“Somos pessoas adequadas e entendemos que não vamos puxar nenhum país da Otan para uma guerra”, disse ele durante um comunicado conjunto em Kiev com o presidente da Estônia, Alar Karis.

“E é por isso que entendemos que não seremos membros da Otan enquanto esta guerra estiver em andamento. Não porque não queiramos, porque é impossível.”

O presidente ucraniano disse que ordenou uma auditoria completa de abrigos antiaéreos na capital Kiev e em todo o país.

Ele fez a observação durante uma reunião de segurança de alto nível do governo, um dia depois que três pessoas foram mortas na capital por não conseguirem acessar um abrigo durante um ataque aéreo russo.

Forças ucranianas na cidade de Kiev afirmaram, nesta sexta-feira, que derrubaram 36 mísseis e drones russos dentro e ao redor da capital durante a noite. Ao menos duas pessoas ficaram feridas por destroços antes da suspensão dos alertas de ataque aéreo pelas autoridades na maior parte do país.

A Rússia lançou cerca de 20 ataques com mísseis e drones em Kiev desde o início de maio, uma onda de ataques que teria como objetivo atrapalhar os preparativos da Ucrânia para uma grande contraofensiva.