Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Mato Grosso do Sul

Adolescentes de 12 a 14 anos poderão se vacinar contra a dengue em MS

Faixa etária estava restrita aos 10 a 11 anos, mas recebeu aval para ser ampliada no Estado.

Campo Grande News

26 de Fevereiro de 2024 - 07:35

Adolescentes de 12 a 14 anos poderão se vacinar contra a dengue em MS
Doses da Qdenga, o imunizante contra a dengue que chegou a Campo Grande em 10 de fevereiro (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami).

A vacina contra a dengue deverá ser liberada também para adolescentes de 12, 13 e 14 anos em Mato Grosso do Sul. Resolução da SES (Secretaria de Estado de Saúde) publicada nesta segunda-feira (26) no Diário Oficial do Estado, autoriza essa faixa etária a receber o imunizante em todo o Estado.

Até então, somente crianças de 10 e 11 anos poderiam receber a vacina. A faixa etária foi definida como prioritária pelo Ministério da Saúde porque é a que mais registra internações hospitalares por dengue após idosos – que não estão aptos a receber a vacina no Brasil porque testes clínicos não comprovaram segurança e eficácia para o grupo recebê-la.

Neste momento, podem ser vacinadas em Mato Grosso do Sul, portanto, pessoas de 10 anos até 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Elas poderão procurar unidades de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) para serem imunizadas gratuitamente. No país - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a Qdenga, nome do imunizante disponível no SUS contra a dengue, em março de 2023.

Devido ao número total de doses a serem recebidas este ano pela fabricante, a japonesa Takeda, ser insuficiente para vacinar toda a população, o Ministério da Saúde definiu que a faixa etária de 10 a 14 ano será imunizada prioritariamente.