Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 13 de Junho de 2024

Mato Grosso do Sul

Fundect oferece 600 bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

As inscrições devem ser feitas até 14 de junho no sistema SigFundect.

Larissa Adami e Paulo Ricardo Gomes, Comunicação Fundect

24 de Maio de 2024 - 08:50

Fundect oferece 600 bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica
Foto: Leandro Benites.

Braço de fomento à ciência do Governo de Mato Grosso do Sul, a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), vinculada à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), vai conceder R$ 5 milhões em bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica a estudantes de graduação que realizam pesquisas científicas e tecnológicas nas instituições de ensino superior associadas ao CRIE-MS (Conselho de Reitores de Instituições Superiores de Ensino de Mato Grosso do Sul).

Os recursos da Chamada Especial Fundect 13/2024 – PIBIC-Fundect serão divididos em 600 bolsas com valor mensal de R$ 700, pagos por 12 meses, e divididos entre estudantes das instituições Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Anhanguera (Uniderp), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Segundo a Fundect, são objetivos da chamada despertar a vocação científica entre os estudantes de graduação, contribuir para a pesquisa científica e tecnológica e estimular a articulação entre graduação e pós-graduação.

As inscrições devem ser feitas até 14 de junho no sistema SigFundect.  A seleção será feita em três etapas, sendo a fase 1 o cadastramento e aprovação das propostas no sistema, a fase de indicação dos bolsistas e a fase 3 para entrega dos documentos para implementação das bolsas.

O projeto deve ser inscrito por um professor do quadro permanente da instituição de ensino superior, em efetivo exercício, que será o responsável por orientar o bolsista de forma contínua e regular no Projeto de Iniciação Científica. Já os estudantes beneficiados precisam estar regularmente matriculados em uma das instituições participantes.

Confira mais informações em https://www.fundect.ms.gov.br/pibic/.