Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 22 de Janeiro de 2022

Mato Grosso do Sul

IFMS abre mais de mil vagas para cursos técnicos a distância; saiba como se inscrever

Midiamax

08 de Dezembro de 2021 - 09:38

IFMS abre mais de mil vagas para cursos técnicos a distância; saiba como se inscrever
Foto: Divulgação

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) publicou nesta segunda-feira (6) o edital do processo seletivo para cursos técnicos a distância. São oferecidas 1.140 vagas com início previsto para o primeiro semestre letivo de 2022.

Os cursos oferecidos são das áreas de administração, edificações e manutenção, e suporte em informática. As ofertas são para 17 municípios: Água Clara, Aquidauana, Camapuã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Figueirão, Jardim, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Na modalidade a distância do IFMS, os estudantes têm aulas no Avea (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem) e um encontro presencial por semana na cidade onde a vaga foi ofertada.

Os interessados devem ter o ensino médio completo até a data da matrícula, prevista para fevereiro de 2022. O edital nº 088/2021 do processo seletivo está disponível na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção até o dia 9 de janeiro. No ato da inscrição, o candidato deve escolher a opção de curso e campus/polo oferecidos pelo IFMS.

Caso o candidato não tenha acesso à internet, poderá comparecer à Cerel (Central de Relacionamento) do campus ou polo do IFMS para fazer a inscrição. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, exceto recessos e feriados, nos endereços e horários disponíveis no Anexo III do edital.

Ação Afirmativa (cotas)

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública.

Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

Os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração.

Cronograma

É importante que os candidatos acompanhem todas as etapas no cronograma do processo seletivo.

Após o período de inscrições, estão previstas etapas como a divulgação das inscrições homologadas, no dia 11 de janeiro, e a realização do sorteio no dia 17 do mesmo mês.

Outras datas que merecem atenção dos candidatos é o período para realização do processo de heteroidentificação, para aqueles autodeclarados pretos e pardos, assim como período de matrículas para os convocados.

A previsão é que o resultado final e convocação para a primeira chamada seja divulgado no dia 16 de fevereiro.