Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 28 de Abril de 2024

Mato Grosso do Sul

Rally da Safra derruba produtividade da soja em MS para 57 sacas por hectare

Boletim do Siga-MS aponta para uma produtividade ainda menor: de 54 sacas/ha.

Campo Grande News

22 de Fevereiro de 2024 - 16:54

Rally da Safra derruba produtividade da soja em MS para 57 sacas por hectare
Técnicos do Rally da Safra avaliam produção de soja em propriedade agrícola. (Foto: Divulgação/Agroconsult).

Após percorrer quase 30 mil quilômetros em 33 dias de viagem, com 125 municípios visitados, o Rally da Safra concluiu 60% da etapa soja trazendo resultados que levaram à redução da estimativa de safra em 1,6 milhão de toneladas em relação à projeção divulgada em 18 de janeiro, chegando agora a 152,2 milhões de toneladas (4,7% abaixo da safra anterior). A produtividade média do Brasil também foi revista pela Agroconsult, organizadora da expedição, para 55,5 sacas por hectare.

Em Mato Grosso do Sul houve uma piora do cenário no sul do Estado em função do clima quente e seco ao longo de dezembro e janeiro que levou à revisão da produtividade para 57,5 sacas por hectare (59 sacas por hectare na projeção anterior). A região Sul de MS é a que está com a colheita da soja mais atrasada.

A região sul tem 42,5% das lavouras de soja consideradas em estado "regular" e "ruim", contra 57,5% das lavouras em estado "bom".  Foi observado em baixa incidência a planta daninha milho tiguera. Dentre as pragas, foi observado moderada infestação de percevejo marrom e lagarta do cartucho. No momento, segundo boletim do Siga-MS, não há ocorrência de doenças na região.

Na régua do Projeto Siga-MS (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), a expectativa de produtividade da soja é ainda menor: 54 sacas por hectare. O sistema mantém a estimativa de que a safra seja 6,5% maior em relação ao ciclo passado (2022/2023), atingindo a área de 4,265 milhões de hectares. A produtividade estimada de 54 sacas por hectare está dentro da média do potencial produtivo das últimas 5 safras do Estado. A expectativa de produção é de 13,818 milhões de toneladas, 8% menor que o último ciclo, que resultou em 15 milhões de toneladas de soja.

Colheita da soja variada

Na data de 16 de fevereiro, a área colhida de soja acompanhada pelo Projeto Siga-MS alcançou 30,1%. A região norte está com a colheita mais avançada, com média de 44,7%, enquanto a região centro está com 29,5% e a região sul com 26,7% de média. A área colhida até o momento, conforme estimativa do Projeto SIGA-MS, é de aproximadamente 1,284 milhão de hectares.

A porcentagem de área colhida de soja na safra 2023/2024 encontra-se superior em 10,8 pontos percentuais em relação à safra 2022/2023

Mato Grosso 

No Mato Grosso, os técnicos do Rally avaliaram lavouras nas regiões norte, oeste, médio norte e sudeste do estado. As áreas plantadas entre início de setembro e meados de outubro, que correspondem a cerca de 40% do total, foram as mais prejudicadas pelas altas temperaturas e baixo volume de chuvas, principalmente aquelas destinadas ao algodão. Já as áreas plantadas ao longo de outubro e novembro tem apresentado melhor potencial, apesar de também terem sido afetadas pelo clima. A estimativa de produtividade para o estado foi mantida em 52,5 sacas por hectare, 17,7% abaixo da safra anterior.