Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 19 de Março de 2024

Policial

Aeronave carregada com meia tonelada de cocaína é interceptada pela FAB

Bimotor não tinha plano de voo e fez um pouso forçado.

G1 MS

03 de Julho de 2022 - 19:01

Aeronave carregada com meia tonelada de cocaína é interceptada pela FAB
Aeronave interceptada pela FAB. Foto: Divulgação/ FAB

Um avião de pequeno porte que transportava 500 quilos de drogas foi interceptado por caças da Força Aérea Brasileira, neste domingo (3), em Mato Grosso do Sul. A aeronave fez um pouso forçado em São Paulo, entre as cidades de Jales e Pontalinda.

Segundo nota divulgada pela FAB, uma aeronave de pequeno porte entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização e foi classificada como suspeita. Dois caças A-29 Super Tucano da FAB foram empregados na missão, realizada em conjunto com a Polícia Federal.

Os militares tentaram contato com o piloto, mas não obtiveram nenhuma informação dele, de acordo com a FAB. Como ele não obedeceu a nenhuma das ordens, os militares efetuaram então um tiro de detenção, que tem objetivo de atingir o alvo.

Droga apreendida  — Foto: Divulgação/ FAB
Droga apreendida. Foto: Divulgação/ FAB

Só depois disso que o piloto do avião suspeito fez o pouso forçado em São Paulo, entre as cidades de Jales e Pontalinda. Duas pessoas se evadiram antes da chegada dos policiais e na aeronave foram encontrados cerca de 500 quilos de pasta base de cocaína.

A FAB afirmou que todas as medidas previstas em casos de interceptação de aeronave suspeita são com base no decreto 5.144, de 16 de julho de 2004. A ação faz parte da Operação Ostium, para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal.