Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 3 de Dezembro de 2021

Policial

Colheita da cana pode ser antecipada para evitar desabastecimento de etanol

Agência Brasil

16 de Março de 2011 - 17:53

O governo federal estuda antecipar a colheita da cana-de-açúcar deste ano, que estava prevista para a segunda quinzena de abril, para garantir o abastecimento de etanol no país.

Segundo o presidente da Petrobras Biocombustíveis, Miguel Rossetto, tradicionalmente a colheita da cana é no começo de abril, mas este ano atrasou por causa da seca que atingiu principalmente o Centro-Sul do país.

Por isso, o setor havia se programado para colher a partir da segunda metade de abril. “O que se analisa é uma eventual antecipação para o início do mês de abril como uma das medidas, caso necessário, para garantir o abastecimento”.

De acordo com Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, a indústria deve se preparar para garantir o abastecimento. “Eles têm a obrigação de garantir o abastecimento.

Para isso, eles deverão tomar as providências deles, se acharem que essa é uma solução, eles aplicam essa solução”. Ele disse que o governo não deseja alterar a quantidade de etanol que é misturada à gasolina, mas essa hipótese não está descartada.

Ainda segundo Rossetto, também será discutido com o setor uma agenda de longo prazo para aumentar a produção de etanol no país, que inclui a melhoria de produtividade de cana, o aumento de investimentos em canaviais e a retomada de investimentos em destilarias, além de debater questões tributárias estaduais e federais.