Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Policial

Curso de formação de 133 novos policiais civis termina dia 8 de abril

Conforme a delegada Maria Rita, o primeiro módulo do curso repassou aos alunos conceitos básicos de segurança pública

Noticias MS

30 de Março de 2011 - 15:55

Em breve, a segurança pública do Estado contará com o incremento de mais 133 novos policiais civis. O curso de formação que acontece na Academia de Polícia Civil (Acadepol) termina no dia 8 de abril e a formatura já está agendada para 28 de abril, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

De acordo com a coordenadora de Assuntos Educacionais da Acadepol, delegada Maria Rita do Nascimento, os alunos estão cursando o terceiro módulo. “Este módulo é de competência atitudinal com aulas de atendimento ao público, direitos humanos, ética, saúde, segurança, qualidade de vida, ou seja, dentro do conceito de relações humanas. O policial aprende a agir com firmeza, mas com respeito à dignidade humana”, explica.

Conforme a delegada Maria Rita, o primeiro módulo do curso repassou aos alunos conceitos básicos de segurança pública. A segunda etapa, com disciplinas procedimentais, repassou aos futuros policiais civis técnicas operacionais, como abordagem, tiro, perícia, específicas para cada função que será desempenhada na Polícia Civil.

Na grade do curso de formação também foram realizadas as aulas práticas levando o aluno a conhecer a realidade da profissão. “Os estágios foram supervisionados com alunos atuando na Coordenadoria Geral de Perícias e nas unidades da Polícia Civil e nos Postos de Identificação da Capital. Os peritos papiloscopistas, por exemplo, fizeram um trabalho já visando o novo sistema de identificação do Estado”, comentou Maria Rita. O estágio feito em Campo Grande foi bem aproveitado pelos alunos, que tiveram bom desempenho no atendimento ao público, com ótimas avaliações.

Do total de 133 novos policiais civis, estão em formação 64 investigadores, 30 candidatos ao cargo de perito criminal, 19 papiloscopistas e 18 escrivães. Até o dia 8 de abril, os alunos terão finalizado 886 horas/aula do curso de formação da Polícia Civil. Os estudantes que estão na Acadepol são os últimos convocados do Concurso Público de Provas e Títulos de 2007 e que passaram em todas as fases do processo seletivo. As aulas começaram na segunda metade do mês de outubro do ano passado.

“A academia trabalha a atitude do policial. O aluno chega sem conhecer regras de hierarquia, entre outros conceitos importantes, já que o policial é um cidadão que representa o Estado”, concluiu Maria Rita, ressaltando que os 133 alunos que estão se formando estão preparados para atuar em qualquer unidade da Polícia Civil.