Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Policial

Detento se passa por outro e foge de penitenciária em Três Lagoas

Agepen apura as circunstâncias da fuga.

Midiamax

28 de Dezembro de 2016 - 15:13

No dia 21 de dezembro, um detento fugiu da Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas, município 338 quilômetros distante de Campo Grande. Segundo informações da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), ele deixou o local, se passando por um interno beneficiado com alvará de soltura.

De acordo com o diretor presidente da Agepen, Ailton Stropa, as circunstâncias da fuga estão sendo apuradas. Anderson Rodrigo de Araújo Dias, de 38 anos, estava preso por tráfico de entorpecentes. O detento saiu no lugar de Felipe Keller Carvalho, 19 anos, preso por ameaça de violência doméstica. Ambos estavam há apenas seis dias na penitenciária.

“Para burlar a segurança, Anderson respondeu ao confere por Felipe e até recebeu atendimento na chefia disciplinar e de um advogado se passando pelo outro interno. Quando o oficial de justiça veio cumprir o alvará de soltura, o interno também se passou pelo outro”, afirma Stropa. Conforme o diretor da Agepen, devido às circunstâncias, a suspeita é que Felipe tenha sido, ou conivente, ou recebido ameaça para facilitar a ocorrência.

Assim que a direção do presídio constatou a troca, as forças de segurança de Mato Grosso do Sul e São Paulo e as polícias Federal e Rodoviária Federal foram alertadas. Buscas estão sendo realizadas e a Agepen instaurou sindicância para apurar os fatos, informa Stropa.

Em Campo Grande

Já no Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande um preso identificado como, Thiago Leandro Correia, de 32 anos, foi flagrado tentando ‘escalar’ o muro da unidade penal. Na madrugada desta quarta-feira (28), por volta das 3h30, o preso foi flagrado, agachado entre o alambrado e o Pavilhão II A, com cordas e ganhos para tentar escalar o muro do presídio. Agentes penitenciários foram acionados e ao perceber a movimentação, o detento acabou voltando para a cela.

Mais tarde, nesta manhã, internos do presídio se recusaram a sair para o banho de sol. Os detentos do Raio II fizeram um amotinamento e a polícia precisou ser acionada. Moradores da região informaram ao Jornal Midiamax que ouviram a movimentação dentro do presídio e foram até o local, onde conseguiam ouvir gritos. Conforme apurado pela reportagem, os presos iniciam o banho de sol por volta das 9 horas, mas cada setor sai em um horário diferente.