Policial
DOF volta a interceptar comboio de traficantes e cigarreiros
4 toneladas de maconha e 350 pacotes de cigarro foram encontrados em 4 veículos abandonados na fronteira.
Correio do Estado
21 de Julho de 2025 - 13:24

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam, neste sábado (19), em Ponta Porã, quatro veículos carregados com mais de quatro toneladas de maconha e 350 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. Essa foi a segunda ocorrência, em menos de 15 dias, envolvendo comboios com drogas e contrabando na região de fronteira.
A apreensão ocorreu durante patrulhamento na rodovia MS-164, nas proximidades do Trevo do Copo Sujo. Ao avistarem a barreira policial, os condutores dos veículos tentaram fugir, abandonaram os carros e escaparam a pé por uma plantação de milho. Nenhum suspeito foi localizado até o momento.
Durante vistoria, os policiais encontraram os pacotes de cigarro escondidos em um Renault Logan e em um Fiat Pálio. Já nos veículos Fiat Cronos, furtado em Porto Seguro (BA), e GM Tracker, furtado em São Paulo (SP), foram localizados 4.151 kg de maconha. Os furtos dos dois carros foram registrados neste ano.
A carga apreendida foi avaliada em aproximadamente R$8,6 milhões e encaminhada à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), em Dourados.
Essa não foi a primeira ocorrência envolvendo comboios criminosos na região. No último dia 7, o DOF já havia interceptado, também em Ponta Porã, sete veículos carregados com 2,6 toneladas de maconha e quase 10 mil pacotes de cigarros.
Segundo a direção do DOF, facções criminosas têm se aliado para dividir a logística entre o tráfico de drogas e o contrabando de cigarros, numa tentativa de confundir e dificultar o trabalho de fiscalização.
A operação integra o Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Primeira apreensão
O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreendeu na manhã do dia 7 de julho um comboio de carros carregados com drogas e cigarros no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã.
A ação que culminou na apreensão dos veículos e de suas cargas começou na MS-164, durante patrulhamento do DOF na zona rural do município. Assim que os ocupantes dos carros perceberam a presença da polícia militar na rodovia, viraram em uma estrada de chão próximo ao Assentamento Itamarati.
Os policiais encontraram na beira da estrada, em uma área de plantação de cana-de-açúcar, um VW Polo e um VW Voyage carregados com cigarros contrabandeados, além de um GM Onix e um GM Prisma com maconha. Mais à frente na via estavam um GM Cobalt, um Renault Fluence e um GM Classic. Os motoristas foram procurados na região, mas todos conseguiram fugir.
Ao checarem a procedência dos automóveis, os policiais verificaram que o GM Onix havia sido furtado em março deste ano, em Coxim. Já o GM Prisma estava com placas adulteradas.
Ao todo, os sete veículos localizados transportavam mais de 2,6 toneladas de maconha e quase 10 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai, carga total avaliada em mais de R$ 6 milhões.




