Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Policial

Estado tem metas de redução na criminalidade aplicando MS Forte Segurança

Para Jacini o foco deve estar principalmente em apresentar resultados efetivos na redução de crimes de maior potencial ofensivo

Noticias MS

30 de Março de 2011 - 17:00

Estado tem metas de redução na criminalidade aplicando MS Forte Segurança
Estado tem metas de redu - Foto: Moises Pal

Em fase de implantação no Estado, o Plano de Redução da Criminalidade “MS Forte Segurança” terá metas estabelecidas para gestores e instituições da segurança pública para uma diminuição nos crimes de 6 a 8%, conforme explica o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini. Segundo o secretário, as metas serão cobradas já no próximo semestre.

“Haverá um monitoramento das instituições policias em dois vieses: um de 6% ao ano e outro de 8%, abrangendo todos os crimes. Alguns devem ser reduzidos entre 15 a 20%, outros reduzirão menos, mas a média é esta. Para isto teremos acompanhamento mensal em relação ao cumprimento das metas”, aponta o secretário.

Para Jacini o foco deve estar principalmente em apresentar resultados efetivos na redução de crimes de maior potencial ofensivo, que são os que mais afligem a sociedade. “Cobraremos uma gestão que vai ter metas, indicadores de cumprimento de metas para os dirigentes e as instituições. E também redução em todos os crimes, em especial aqueles que mais afligem a sociedade, que são homicídio, drogas e roubos e furtos”, reforça.

Conforme o titular da Sejusp, uma das formas de atuação das forças policiais para a redução de crimes será a gestão de responsabilidade territorial compartilhada. “Campo Grande, por exemplo, é dividida em sete áreas. Em cada área dessas nós temos batalhões, companhias e pelotões. Em todo o Estado temos também delegacias regionais e delegacias especializadas. Então, as autoridades dessas instituições são responsáveis pela diminuição da criminalidade naquela área de atuação”, explica.

Ações transversais à segurança também devem contribuir para a queda do número de crimes em Mato Grosso do Sul. “Melhoraremos os índices sociais abrangendo outros setores de governo, como saúde, educação e bem-estar social, através de suas secretarias que estarão atuando em contrapartida às ações da segurança pública”, observa Jacini.

O secretário esclarece ainda que a ação busca reverter em índices de redução da criminalidade todo o investimento aplicado pelo governo do Estado em segurança nos últimos quatro anos.

“Ao mesmo tempo que nós adquirimos nossa força de trabalho, está sendo realizado agora neste segundo governo um trabalho em cima da gestão”, diz Jacini, que apresenta também boa parte dos investimentos em números: “Foram incorporados 2.781 servidores para a segurança pública (entre policiais civis e militares e servidores da Agepen e das Uneis). Foram realizados 828 cursos de capacitação, adquiridos 1.046 viaturas e 1,7 mil computadores”, enumera.