Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Policial

Fiscalização notifica 37 transportadores de cargas perigosas na 163

Além das notificações, os fiscais aplicaram multas a dez transportadores que, somadas, totalizaram R$ 73,6 mil

Conjuntura Online

18 de Fevereiro de 2011 - 07:44

Operação conjunta do Ibama/MS, PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Semac (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia) notificou, até a tarde desta quinta-feira (17), 37 transportadores de produtos perigosos irregulares na BR-163, município de Coxim. A barreira foi montada há dois dias e termina no fim da tarde desta quinta.

Além das notificações, os fiscais aplicaram multas a dez transportadores que, somadas, totalizaram R$ 73,6 mil. Mas de 40 carregamentos foram abordados e, até agora, foi constatado que a maior parte é de combustível, dentre eles o biodiesel e de produtos corrosivos para a fabricação de espumas.

A fiscalização quer coibir o transporte irregular de produtos perigosos, diminuir os riscos de acidentes ambientais e fazer um mapeamento de quais são os produtos perigosos que circulam pelas rodovias e estradas do Estado.

A lista de produtos perigosos soma mais de 3 mil itens entre corrosivos, explosivos, inflamáveis, solventes, infectantes, radiativos e tóxicos. Para o transporte desses produtos, a legislação exige licenciamento ambiental e registro da empresa no Cadastro Técnico Federal, além de inúmeras medidas de segurança e sinalização especial nos veículos habilitados.