Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 14 de Dezembro de 2024

Policial

Investigador de Sidrolândia prende homem que matou passageiro de ônibus

O policial, que estava no guichê, onde comprava passagem, não ouviu o barulho do tiro porque a porta estava fechada.

Redação/Região News

13 de Dezembro de 2022 - 14:31

Investigador de Sidrolândia prende homem que matou passageiro de ônibus
Ao ouvir o grito das pessoas (arma, arma) o policial saiu pra ver o que estava ocorrendo. Foto: Campo Grande News.

Um investigador que há  18 meses  trabalha na Delegacia da Polícia Civil de Sidrolândia conseguiu prender em flagrante Paulo Oliveira de Andrade, que invadiu um ônibus da Viação Cruzeiro do Sul (linha Campo Grande/Ponta Porã) e matou com um tiro no peito o passageiro que portava a identidade de Alfredo Araújo Garcia. "Paulinho Fanático”, como é conhecido, teria sido contratado por R$ 5 mil para praticar o homicídio.

Segundo o policial, que terá sua identidade preservada por questões de segurança, o ônibus parou por volta das 07h em frente do ponto de embarque e desembarque, na Rua Carajás, no Jardim Leblon.

Quase simultaneamente um Gol preto parou e do veículo desceu o assassino que entrou no ônibus à procura do seu alvo. Aparentemente sob efeito de drogas ou álcool, o assassino percorreu mais de uma vez o interior do ônibus à procura da vítima entre os passageiros.

Ele fez um disparo, tentou fazer outros, mas a arma falhou. Saiu do coletivo e acabou tropeçando, correndo em direção à Avenida Gunter Hans. O policial, que estava no guichê, onde comprava passagem, não ouviu o barulho do tiro porque a porta estava fechada.

Ao ouvir o grito das pessoas ("arma, arma", foi o que entendeu) o policial saiu pra ver o que estava ocorrendo e já foi em perseguição ao suspeito. Pediu para ele se render, mas  rapaz continuou correndo e acabou caindo novamente. Neste instante  o investigador prendeu Paulo e contou  com a  ajuda de um Polícia Militar que também estava no ônibus ,seguindo  para Ponta Porã onde está lotado.

O crime

Uma câmera de segurança registrou o momento em que Paulo Oliveira de Andrade, de 33 anos, conhecido como "Paulinho Fanático", invade um ônibus de viagem para matar um passageiro.

Depois o vídeo mostra o comparsa de Paulo fugindo, o deixando para trás. Na ação, o passageiro morreu ao ser ferido por tiro no tórax. Paulo chegou na Rua Carajás, onde o ônibus estava embarcando passageiros, em um veículo Volkswagen Gol preto, no qual o comparsa ficou esperando.

Paulo entrou no ônibus e seguiu até o banheiro, de acordo com uma testemunha. No retorno, ainda dentro do coletivo, disparou três vezes contra a vítima. Nas duas primeiras, a arma calibre 9 milímetros falhou e na terceira, atingiu o tórax da vítima, que morreu no local.

As imagens mostram Paulo saindo do ônibus após atirar na vítima. Ele chega até a cair, vai até o carro preto, onde aparentemente deixa a arma de fogo. O comparsa sai dirigindo devagar, mas Paulo retorna ao ônibus para conferir se a vítima estava morta e na sequência é perseguido por dois policiais.

O comparsa, que conduzia o Gol, ao ver Paulo sendo perseguido, foge e o deixa para trás. Paulo correu, mas acabou preso em flagrante. Os policiais que o detiveram estavam dentro do ônibus de viagem, conforme testemunhas.

O crime - Conforme a polícia, na rodoviária de Campo Grande, a vítima embarcou no ônibus da Viação Cruzeiro do Sul, que faz trajeto até Ponta Porã. O motorista parou na Rua Carajás, Jardim Leblon, para embarcar outros passageiros e estava etiquetando as malas quando aconteceu o crime.

Paulo entrou no coletivo com a arma em punho, mas como muitos policiais fazem o trajeto, os outros passageiros não estranharam. O atirador seguiu até o banheiro e quando retornou, disparou três vezes contra a vítima, que morreu no local com um tiro no tórax.

Depois de ser perseguido e preso, Paulo alegou que matou o homem para vingar a morte da irmã. A Polícia Militar checou os dados de Paulo, mas no registro policial não consta que ele possui irmã de sangue.

Paulo Oliveira de Andrade estava foragido do sistema prisional e tem passagens por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, homicídio simples, homicídio na forma tentada e ameaça. A vítima portava documento pessoal em nome de Alfredo Araújo Garcia, de 28 anos, mas a identidade pode ser falsa. A perícia irá checar a documentação.