BRASIL
Bolsonaro segue internado e passa por endoscopia após procedimentos contra soluço
Midiamax
31 de Dezembro de 2025 - 08:49

Após a quarta intervenção cirúrgica em uma semana, o ex-presidente Jair Bolsonaro continua em recuperação. Na terça-feira (30), Bolsonaro precisou passar por uma cirurgia para tratar de crises de soluço. Depois do procedimento, ele foi para o quarto.
A equipe médica divulgou boletim, onde afirma que a cirurgia teve duração de três horas. Já nesta quarta-feira (31), Jair Bolsonaro será submetido a uma endoscopia digestiva alta. A equipe ainda afirmou que o ex-presidente segue em fisioterapia respiratória, além da terapia de CPAP à noite.
Íntegra do boletim:
“O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro permanece internado no Hospital DF Star, em cuidados pós-operatórios de herniorrafia inguinal bilateral, por via convencional. Apresentou novos episódios de soluços, sendo submetido a uma complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos bilaterais. Deverá ser submetido a endoscopia digestiva alta, amanhã (31), para avaliação do refluxo gastroesofágico. Segue em fisioterapia respiratória, terapia de CPAP noturno e medidas preventivas para trombose.”
Internação
Jair Bolsonaro está internado desde o dia 24 de dezembro no Hospital DF Star, em Brasília. Desde então, foi submetido a quatro procedimentos cirúrgicos, sendo o primeiro no dia 25 de dezembro, para tratar de uma hernia inguinal.
Nos dias 27 e 29 de dezembro, Bolsonaro realizou um procedimento de bloqueio nos nervos frênico direito e esquerdo, para conter as crises constantes de soluço. Contudo, precisou realizar uma complementação na tarde de terça-feira (30), para melhor contenção das crises.
Condenado
O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão. Por 4 votos a 1, a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou Jair Bolsonaro pelos crimes de:
- Organização criminosa armada;
- Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- Golpe de Estado;
- Dano qualificado pela violência e grave ameaça e;
- Deterioração de patrimônio tombado.
Bolsonaro cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.




