Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 25 de Abril de 2026

Policial

PF cumpre mandados na Capital e Dourados em nova fase da Lava Jato

De acordo com informações da Polícia Federal, devem ser cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, cujas localidades não foram divulgadas.

Correio do Estado

24 de Novembro de 2015 - 07:18

A 21ª fase da Operação Lava Jato, chamada de “Operação Passe Livre”, é deflagrada na manhã desta terça-feira (24), e mandados estão sendo cumpridos em Campo Grande e Dourados. Nesta etapa, é investigada fraude em licitação na contratação de plataforma de petróleo.

De acordo com informações da Polícia Federal, devem ser cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, cujas localidades não foram divulgadas. O único de prisão preventiva se referia ao pecuarista José Carlos Bumlai e foi cumprido em um hotel de Brasília.

Também há seis de condução coercitiva (encaminhamento à delegacia para esclarecimentos), sendo dois deles em Mato Grosso do Sul (Campo Grande e Dourados), os demais nas cidades paulistas São Paulo, Lins, Piracicaba, na Capital do Rio de Janeiro e em Brasília (DF).

Cerca de 140 policiais federais e 23 auditores fiscais estão empenhados na operação.

INVESTIGAÇÕES

Segundo a PF, as investigações concentradas nesta fase partem da apuração das circunstâncias de contratação de navio sonda pela Petrobras com fundamentados indícios de fraude no procedimento licitatório.

Foi apurado que complexas medidas de engenharia financeira foram utilizadas pelos investigados com o objetivo de ocultar a real destinação dos valores indevidos pagos a agentes públicos e diretores da estatal.

Os investigados nesta fase responderão pela prática dos crimes de fraudes a licitação, falsidade ideológica, falsificação de documentos, corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e lavagem de dinheiro, dentre outros que porventura venham a se confirmar.

Aqueles para os quais foram deferidas ordens de condução coercitiva serão ouvidos no município onde forem localizados, enquanto o preso preventivamente será transferido para a custódia da Polícia Federal em Curitiba (PR), onde permanecerá a disposição do juízo da 13ª Vara Federal.

Polícia vai apresentar resultado em coletiva de imprensa, no final da manhã.