Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 18 de Fevereiro de 2026

Policial

PF realiza operação para inibir contrabando de agrotóxico

Dourados News

14 de Março de 2012 - 14:00

Uma Operação da Polícia Federal, denominada São Lourenço, tem como objetivo o combate ao contrabando de agrotóxico em Mato Grosso e cumprirá mandados de prisão em MS e SP. No total serão cumpridos 21 mandados de prisão temporária, 37 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de condução coercitiva nas cidades de Rondonópolis (MT), Poxoréu (MT), Primavera do Leste (MT), Jaciara (MT), Campo Verde (MT), Nova Xavantina (MT) Dourados (MS), Fernandópolis (SP), São José do Rio Preto (SP), Monte Aprazível (SP), Miguelópolis (SP) e Ituverava (SP).

As investigações da Operação começaram em 2010, com a instauração de 10 inquéritos em diferentes flagrantes de contrabando e/ou falsificação de agrotóxicos.

Durante a investigação,foram desmanteladas duas fábricas clandestinas de agrotóxicos, com a apreensão de mais de 7 toneladas/litros de agrotóxicos ilegais (falsificados e contrabandeados) e diversas embalagens, rótulos, e materiais utilizados na falsificação.

Os agrotóxicos, que podem chegar a R$ 20 mil o quilo, eram oferecidos a fazendeiros da região de Rondonópolis e interior de Mato Grosso a preços bem abaixo do mercado.

Na venda, era oferecida uma amostra de agrotóxico original. Após comprarem o agrotóxico, os fazendeiros recebiam toneladas dos materiais falsificados ou contrabandeados. Ao comprar agrotóxico sem comprovação de procedência, os fazendeiros cometem o crime ambiental.

Dois irmãos comandavam esse grupo e já foram presos por tráfico de drogas, estelionato, falsificação e uso de documento falso, crimes contra o sistema financeiro, além de serem reincidente no contrabando de agrotóxicos.