Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 6 de Dezembro de 2025

Policial

Presídio de Dourados recebe espingardas e pistolas para reforçar segurança

O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a melhoria das condições de trabalho dos agentes penais.

Correio do Estado

09 de Julho de 2025 - 15:49

Presídio de Dourados recebe espingardas e pistolas para reforçar segurança
Entrega simbólica da chave da viatura - Divulgação

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) entregou ontem (8) uma viatura semiblindada, novos armamentos e coletes balísticos na Penitenciária Estadual de Dourados (PED), considerado o maior presídio de Mato Grosso do Sul.

Dentre os equipamentos entregues pela Agepen, destacam-se espingardas calibre 12 com munições de elastômero, pistolas Taurus TS9 calibre 9mm, coletes balísticos de proteção individual e uma viatura com blindagem parcial nível IIIA.

O veículo é resistente a disparos de armas de grosso calibre, conta com compartimento-cela e vidros de segurança de até 21 mm. O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a melhoria das condições de trabalho dos agentes penais.

“Nossa prioridade é cuidar das pessoas que atuam na segurança pública e oferecer condições para que o sistema cumpra seu papel ressocializador com eficiência e humanidade”, ressaltou.

No evento, também houve a inauguração da nova Sala de Espera dos Advogados da unidade, que conta com um espaço com cerca de 43,5 m², climatizado, acessível e seguro, construído como antessala da portaria principal da unidade. O projeto foi executado com recursos próprios da penitenciária, contando com a colaboração da OAB, que contribuiu com a doação de móveis, computadores, televisão, armários e ar-condicionado.

Para o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, a obra simboliza o trabalho conjunto da Agpen com a OAB.

“Enquanto o advogado defende garantias individuais, o policial penal tem o legado de manter a ordem, a disciplina e a segurança nas unidades. É um trabalho complexo e de alto risco, mas que também envolve ressocialização, saúde, educação e dignidade. Seguimos investindo em estrutura, equipamentos e parcerias para oferecer um sistema mais justo e eficiente, tanto para quem está sob custódia quanto para toda a sociedade”, afirmou Maiorchini.

Representando a Ordem, o secretário-geral e corregedor-geral da OAB/MS, Luiz Renê Gonçalves do Amaral, parabenizou a gestão da agência penitenciária pela atuação integrada e estratégica em prol de um sistema de justiça mais digno.

“Esta obra representa o compromisso conjunto com o respeito às garantias legais, à advocacia e à sociedade. É um exemplo de que instituições distintas podem caminhar lado a lado para promover melhorias reais no ambiente prisional e valorizar o exercício profissional dos advogados”, frisou.