Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Policial

Reconhecida nacionalmente, PMA de MS tem novo comandante

Segundo o titular da Semade, Jaime Verruck, a função do assessor militar se torna fundamental para promover a integração entre desenvolvimento e sustentabilidade

Notícias MS

04 de Dezembro de 2015 - 15:14

Reconhecida e respeitada em todo o Brasil, a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Mato Grosso do Sul tem novo comandante. A solenidade de passagem de comando do batalhão aconteceu nesta sexta-feira (4), em solenidade realizada no Tribunal de Contas do Estado, em Campo Grande. Deixou o cargo o coronel Carlos Sebastião Matoso Braga e assumiu o tenente-coronel Jefferson Vila Maior.

Durante o evento, Matoso discursou às autoridades presentes e aos companheiros de batalhão agradecendo o trabalho e fazendo prestação de contas do que foi feito durante os sete anos em que comandou a Polícia Ambiental. Segundo ele, foram mais R$ 7,3 milhões de investimentos em veículos, equipamentos e capacitações. “Meu sentimento é de dever cumprido e de ter colhido frutos importantes para o Meio Ambiente”, falou.

Logo depois, o novo comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar Ambiental foi apresentado: o tenente-coronel Jefferson Vila Maior possui graduação de oficial de Polícia Militar no estado de Pernambuco e de Direito pela Universidade Anhanguera-Uniderp, em Mato Grosso do Sul; tem experiências na área de Direito Administrativo e Constitucional, além de possuir registro na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS); também é especialista em diversos cursos relacionados ao Meio Ambiente, sendo professor tutor do Curso de Pós Graduação em Educação Ambiental em Espaços Educadores Sustentáveis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Silvio César Maluf, o coronel Matoso concluiu com maestria a missão que lhe foi dada durante sete anos e o tenente-coronel Vila Maior seguirá pelo mesmo caminho. “Ele tem currículo e capacidade”, expressou sobre o novo comandante da PMA. Já o comandante-geral da Polícia Militar, Deusdete Souza de Oliveira Filho, falou sobre o desafio de comandar a Polícia Ambiental, que tem reconhecimento e respeito em todo o Brasil, agradecendo Matoso e desejando sorte ao Vila Maior.

Desenvolvimento sustentável

Ainda durante a troca de comando da PMA, foi anunciado o decreto que institui o cargo de assessor militar da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade). Quem ocupará o cargo é o policial militar ambiental tenente-coronel Renato dos Anjos Garnes.

Segundo o titular da Semade, Jaime Verruck, a função do assessor militar se torna fundamental para promover a integração entre desenvolvimento e sustentabilidade. “Queremos buscar a integração efetiva das ações de proteção a biodiversidade e de desenvolvimento do Estado”, explicou, lembrando que a secretaria e a Polícia Ambiental, dois órgãos distintos, trabalham com propósitos parecidos. Segundo Maluf, o assessor militar ainda terá a função de ajudar nos processos de emissão de licenças ambientais, agilizando a liberação.

Autoridades

Participaram da solenidade de troca de comando da Polícia Militar Ambiental o secretário de Justiça e Segurança Pública, Silvio César Maluf, representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza de Oliveira Filho, e o comandante de Policiamento Especializado da Polícia Militar, coronel André Luiz Saab, além de demais autoridades.