Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 13 de Abril de 2026

Policial

Secretário descarta reforço no efetivo e promete três viaturas

Hoje, o policiamento ostensivo da cidade é feito por duas guarnições, com quatro homens nas viaturas e um quinto de plantão no quartel.

Flávio Paes/Região News

17 de Março de 2014 - 10:18

Ao receber em audiência a delegação da maçonaria que foi cobrar reforço na estrutura da segurança pública em Sidrolândia, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, foi sincero ao dizer não a vários itens da pauta de reivindicação, mas pelo menos, garantiu o envio de três viaturas para o Pelotão da Polícia Militar e acenou com a possibilidade da indicação de um segundo delegado (de preferência residente na cidade) só que mais para o final do ano.

As apreensões da Polícia Rodoviária Federal na base operacional localizada na cidade aumentam a demanda de serviços na delegacia e isto justificaria a vinda de mais um delegado.    

Na avaliação do secretário os indicadores de segurança de Sidrolândia ainda não justificam ampliar o atual efetivo, embora ano passado tenha sido anunciado pelo comandante da Polícia Militar, coronel David, a mudança do status administrativo da guarnição local, de Pelotão para Companhia Independente.

Hoje, o policiamento ostensivo da cidade é feito por duas guarnições, com quatro homens nas viaturas e um quinto de plantão no quartel. Duas viaturas estão fora de circulação por problemas mecânicos e uma terceira (a Pálio Weekend recebida em novembro do ano passado) teve perda total após bater quando os policiais saíram numa perseguição.

A sugestão de se criar um posto policial para atender a zona rural (na do Assentamento Eldorado ou no Capão Bonito), também foi descartada pelo secretário. Pelas contas de Wantuir, além da necessidade de recrutar 8 homens (para garantir a escala de dois policiais  de plantão 24 horas), seria preciso destacar uma viatura, gerando um custo mensal de R$ 50 mil. Uma medida que está sendo avaliada é reforçar o efetivo do posto de Quebra Coco para que os policiais possam fazer rondas periódicas nos assentamentos. Hoje só há um policial no distrito. 

“Se for para mobilizar esta estrutura, seria mais adequado reforçar o efetivo na área urbana”, observou o secretário. De qualquer forma, os resultados da reunião, conforme avaliação de um integrante da comissão liderada pela Maçonaria, Valdecir Carnevalli “Ganso”, foi positiva.