Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Política

André assina convênios que ampliam atendimento do Procon

A assinatura dos convênios marca o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, lembrado nesta terça-feira

MS Notícias

15 de Março de 2011 - 15:21

O governo do Estado, por meio da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon), celebrou nesta manhã (15) a renovação de um convênio com três universidades privadas do Estado para levar o órgão estadual para mais perto da comunidade através de atendimentos realizados nas instituições de ensino superior.

O convênio foi assinado pelo governador André Puccinelli, que recebeu os reitores Padre José Marinoni, da Universidade Católica Dom Bosco; Juliana Maria Silva de Rezende Valle, da Faculdade Estácio de Sá e o pró-reitor da Anhanguera Uniderp, Ivo Busato.

A assinatura dos convênios marca o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, lembrado nesta terça-feira. Para o superintendente do Procon no Estado, Lamartine Ribeiro, Mato Grosso do Sul tem motivos para comemorar a data uma vez que investimentos da administração estadual e parcerias fizeram triplicar o atendimento. “Entre 2006 e 2007 o Procon realizou cerca de 10 mil atendimentos.

Hoje fechamos 2010 com aproximadamente 30 mil atendimentos, já estamos presentes em 23 municípios e continuamos ampliando em todo o Estado”, afirmou o superintendente durante a reunião.



Conforme Lamartine, a parceria renovada hoje com as universidades é determinante para o crescimento do Procon e a garantia de atendimento mais próximo à população. “O papel da universidade é fundamental, num primeiro aspecto para trazer ao Procon a qualidade técnica que a universidade primordialmente tem. Em um segundo momento para propiciar aos alunos das universidades que no Núcleo de Práticas Jurídicas eles exercitem não só a advocacia como também a presidência de uma audiência conciliatória, não só o atendimento mas também a conciliação”, ressaltou.

Com a parceria, ainda nas universidades os alunos de direito são orientados por professores a mediar a relação entre consumidor e empresa, além disso as instituições oferecem atendimento feito por funcionários do Procon para a comunidade.

Procon Empresarial

Na mesma audiência com o governador André o Procon estadual lançou um projeto que atende exclusivamente o setor empresarial que também é consumidor. Com o Procon Empresarial o órgão do Estado instala um novo posto de atendimento na Associação Comercial de Campo Grande. “Notamos que apesar de também serem consumidoras, as empresas, a pessoa jurídica, pouco chegava ao Procon”, observou Lamartine Ribeiro.



Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Luiz Fernando Buainain, a iniciativa do governo através do Procon vem atender uma demanda que precisava de atenção no campo da defesa do consumidor.

“É uma visão de futuro, é uma iniciativa que o empresário estava precisando e o governo, através do Procon, tem essa visão ampla de atender não só o consumidor mas também atender a parte jurídica. Isso cria um relacionamento muito amplo entre o fornecedor cliente e o empresário para dar solução a alguns casos que ficam para trás”, reforçou Buainain.

Ainda conforme o presidente da Associação Comercial, a ação é “extremamente importante e relevante, pois coloca um ponto de atendimento dentro da Associação Comercial, que é a ‘casa do empresário’. O governo está de parabéns com esta iniciativa que vem para coroar mais uma vez essa parceria que existe, e que é importante, entre o Estado e empresários”, completou.

Também participaram da audiência a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tânia Garib e os deputados estaduais professor Rinaldo, Antônio Carlos Arroyo e Márcio Monteiro, entre outras autoridades.