Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 18 de Maio de 2024

Política

Assembleia volta com novo deputado e na véspera de julgamento que pode levar a outra troca

Os trabalhos retornam na véspera de um julgamento que pode provocar nova mudança no início do segundo ano da legislatura.

Investiga MS

05 de Fevereiro de 2024 - 07:56

Assembleia volta com novo deputado e na véspera de julgamento que pode levar a outra troca
Foto: Luciana Nassar/Assembleia.

A Assembleia Legislativa realiza, nesta segunda-feira, a sessão solene de instalação da 2ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura. Como destaque, a posse de Pedro Caravina (PSDB), que deixou a Secretaria de Governo na semana passada para reassumir o mandato.

Os trabalhos retornam na véspera de um julgamento que pode provocar nova mudança no início do segundo ano da legislatura. Nesta terça-feira (5), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga o recurso de Rafael Tavares (PRTB) contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), que cassou o mandato dele.

Se o TSE não acatar o recurso, o PRTB perderá todos os votos por desrespeito a quotas para mulheres e Rafael Tavares ficará sem o mandato. Com isso, haverá uma recontagem de votos e quociente, o que garantirá o mandato ao ex-deputado Paulo Duarte (PSB).

Sessão inaugural

Antes da cerimônia solene, às 8h45, o governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), passará em revista à tropa formada pela Polícia Militar do Estado (PMMS) na rampa da sede do Parlamento e será recepcionado pelo presidente da ALEMS, deputado estadual Gerson Claro (PP) e demais parlamentares.

Em seguida, autoridades hastearão as bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande, no pavilhão externo. Às 9 horas, acontecerá a Sessão Solene de Abertura do ano legislativo no Plenário Deputado Júlio Maia, onde Riedel apresentará sua mensagem aos representantes do povo.

Após o pronunciamento, o presidente do Legislativo Estadual, deputado Gerson Claro (PP), discursará e solicitará as indicações das bancadas paras as respectivas lideranças e membros que integrarão as comissões técnicas permanentes.