Política
Barbosinha renuncia e nova deputada receberá dois salários em mandato de um mês no recesso
Quem se deu bem aos 45 do segundo tempo foi a ex-deputada Dione Hashioka.
Investiga MS
23 de Dezembro de 2022 - 09:49
O deputado estadual Barbosinha renunciou ao mandato de deputado na Assembleia Legislativa. Ele foi eleito vice-governador de Eduardo Riedel e precisou renunciar para tomar posse no dia 1º de janeiro.
Quem se deu bem aos 45 do segundo tempo foi a ex-deputada Dione Hashioka, hoje no Podemos. Ela receberá o salário de deputada por um mês, ainda que a Assembleia esteja em período de recesso parlamentar.
Dione também será beneficiada pelo salário adicional que deputados recebem quando começam e quando terminam uma legislatura. O salário de deputado atualmente é de R$ 25,3 mil. Este valor subirá para R$ 29,4 mil a partir de janeiro de 2023.
Dione era do PSDB na época e já mudou de sigla. Na eleição deste ano ela concorreu pelo Podemos. Se fosse permanecer por muito tempo na Assembleia, ela poderia enfrentar batalha judicial com filiados da coligação, visto que trocou de sigla, mas não deve dar tempo para essa troca.
A deputada também não deve ter tempo de indicar os assessores para o curto período. O marido de Dione, Roberto Hashioka, conquistou uma das vagas na Assembleia Legislativa. Ele assume em fevereiro, quando Dione dá adeus ao mandato de um mês.